Aumentar fonte
Diminuir fonte
Imprimir notícia

Comissão dá parecer favorável ao Projeto Jovem Gideões









 


A partir do interesse manifestado pela Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões, com sede em Novo Hamburgo, ao Prefeito Artigas Silveira, em outubro desse ano, para instalar um projeto de recuperação para dependentes químicos em Encruzilhada do Sul, o Executivo Municipal nomeou uma comissão, formada por Fabiano Soares Freitas, Gilson Soares, e Márcio von Diemen, para analisar o projeto, suas expectativas, e resultados já obtidos.
No último dia 14, a comissão visitou as instalações do Desafio Jovem Gideões na cidade de Novo Hamburgo e Ivoti, e, ao final, elaborou parecer favorável a instalação do projeto em Encruzilhada do Sul, sendo que esse parecer foi enviado ao Prefeito Municipal, que desde o início garantiu o apoio do Executivo, através do Comodato de sete hectares de terra, e prédio existente no local, no Chanã, pelo período de 20 anos com cláusula de renovação e possibilidade de doação da área, conforme solicitado pela entidade.

A entidade possui locais diferenciados para o tratamento de homens e mulheres, sendo que a idade mínima para internação é de 18 anos, com tempo de tratamento estimado em 9 meses, sendo 6 para recuperação e 3 para a ressocialização, e cada unidade tem de 25 a 30 internados, sendo que o índice de reincidência (recaídas) é muito baixo.
Há, na segunda fase no projeto, o sistema de ressocialização, onde oficinas de reciclagem de pneus, um restaurante e uma fabriqueta de objetos e móveis em MDF, vindos de parceria com Ministério Público, são oportunidades de profissionalização e renda durante esse período.
Segundo o Presidente da Comunidade Terapêutica, Roque Serpa, o interesse por Encruzilhada do Sul é o reflexo do trabalho da sociedade, e do Executivo, especialmente através do trabalho constante da Secretaria da Saúde e do Departamento de Juventude, que faz ações contínuas de prevenção ao uso de drogas e realizou nesse ano evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas no Dia de Combate ao Crack
A manutenção financeira do projeto é feita por doações de empresas, pessoas físicas, entidades, contribuição de familiares dos internados e Poderes Públicos. As atividades diárias, para a manutenção do local, são exercidas pelos próprios moradores. Após aprovado o comodato será iniciada a fase de implantação desse Centro de Recuperação de Dependentes Químicos no município.

 


CRÉDITO DA FOTO: Talvani Marques
LEGENDA DA FOTO: Roque Serpa, Cedair da Silva , Gilson Soares, Alexandre, Rudinei Carmo, Márcio von Diemen e Fabiano Soares.

 



ASSESCOM – Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul


 





.