Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Negócios » Fruticultura

Teve início na década de 1970, quando através de incentivos fiscais algumas empresas apostaram em pomares de maçã e pêssego. Além disso, na mesma época o Sr. Clemente Cechet, originário da Serra Gaúcha, iniciou o cultivo da videira. Foram formados pouco mais de 100 há de pomares.

A área ficou estagnada por vários anos. Na década de 1990 algumas pessoas que trabalhavam nessas empresas tomaram a iniciativa de plantar pequenos pomares de pêssego e maçã. 

Em 1997 surge o Programa de Fruticultura Irrigada da Metade Sul. Empolgado com a idéia, o Engº Agrº Alvarez Batistella (in memorian), sabedor do potencial do município engajou-se no Programa e foram conseguidos recursos para fomentar a atividade. Foram formados pomares de amora, figo, maçã, pêssego e uva, com pequenos produtores que se organizaram em uma Associação. Vieram as empresas da Serra Gaúcha, que instalaram parreirais de uvas finas para produção de vinhos finos e espumantes. Atualmente, o município também é um grande produtor de melancia, com a maior área plantada do Rio Grande do Sul.

Área de fruticultura em Encruzilhada do Sul


Espécie Área (ha) Nº de Produtores Nº de Produtores
Amora-preta 15 30
Figo 5 5
Kiwi 1,5 1
Maça 215 8
Melancia 2600 35
Pêra 0,5 2
Pêssego 9 25
Uvas 310 30

Total 3156 (ha) e 136 produtores

Fonte: EMATER/RS e SMAA, 2005

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento - SMAA possui em seu Departamento Técnico um profissional cuidando do setor específico da fruticultura, disponibilizando aos produtores orientação desde a implantação de pomares até a comercialização. Já foram executados vários projetos na área, como aquisição de mudas e equipamentos de irrigação para repassar aos produtores. Atualmente, um grupo de produtores de amora está sendo beneficiado com a disponibilização de uma câmara de congelamento com capacidade para 15 toneladas de fruta.

Marco Antônio M. dos Santos (Proveta) é o técnico responsável pelo trabalho junto aos fruticultores

Telefones Úteis