Notícias » Executivo busca agilizar investimentos no setor energético

02/08/2017

O Prefeito Artigas Teixeira da Silveira, o Secretário de Planejamento Celso Lino de Souza e o Assessor Especial da Secretaria de Planejamento Gilson Soares, estiveram juntamente com o Deputado Estadual Lucas Redecker (PSDB), nessa segunda-feira, 31 de julho, em audiência agendada às 14h30min, com o Secretário de Minas e Energia Artur Lemos Júnior e Chefe da Divisão de Obras da CEEE Distribuição Fernando de Paula Ortiz.
Na pauta, o aumento da capacidade energética do transformador, o qual já está em tramitação final, passando de 08 mil para 12 mil KVA. Para atender a demandas industriais, assim tendo, margem de capacidade energética para investimento.
Investimento em energia eólica, que segundo o Secretário Artur, há empresários interessados empregar recursos nessa área, visto que, no mapa elaborado pela Secretaria de Minas e Energia, mostra que Encruzilhada do Sul, possui cerca de 7 a 7,5 m/s de velocidade do vento, durante três períodos sazonais primavera, inverno e verão. Esses fatores tornam o município com um grande potencial de geração dessa energia, como a região litorânea, não possui mais capacidade de expansão, devido às áreas de preservação. Outro fator importante é a capacidade asfáltica, proximidade com o Porto de Rio Grande, o que facilita o deslocamento para uma possível criação de um Parque Eólico.
O Prefeito Artigas Teixeira da Silveira por meio da Secretaria de Planejamento, também tratou junto a Secretaria da CEEE, a permuta de uma área do município, ao lado da subestação, para ampliação da mesma, em troca da antiga sede da Companhia, localizada no Bairro Lava Pés.