Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Departamento do Meio Ambiente realizou atividades em comemoração ao Dia da Árvore

25/09/2017

O 21 de setembro foi escolhido pelos índios, que cultivavam árvores e plantações no começo da primavera, para comemorar o Dia da Árvore, que acontece no Brasil desde 1965. Para comemorar a data, o Departamento de Meio Ambiente, realizou na Praça Dr. Ozy Teixeira, um dia com atividades para todos os públicos. Estiveram presentes na ocasião o Prefeito Artigas Teixeira da Silveira, o Vice-Prefeito Álvaro Damé Rodrigues, a Chefe de Gabinete Mirian Froming e o Secretário de Saúde e Meio Ambiente Pedro Soares de Freitas. As crianças puderam se divertir, brincando na cama elástica, visitando o ônibus com livros, da Livraria Feito com Letras de Pelotas, que também trouxe diversas opções de leituras para adultos. Durante todo o evento a Ervateira Ki-Mate, esteve fornecendo erva-mate e água quente ao público. 
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Corrêa da Silveira, participaram da Palestra com Luciana Esber, da CMPC Celulose Riograndense, empresa que está instalada em nosso município e possui sua Sede em Guaíba. 
O Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o Rotary Clube, distribuiu as 400 mudas de árvores, gentilmente fornecidas pela Afubra e CMPC Celulose Riograndense. Já a ONG Francisco de Assis conseguiu lar responsável para os 08 cães que estavam disponíveis para adoção. 
O reaproveitamento de óleo saturado foi abordado em dois momentos, pelos alunos Rafaela Batista, Guilherme da Silveira e Fernanda Silva, do Instituto Estadual de Ensino Gomercinda Dornelles Fontoura, que possuem um projeto de reaproveitamento de óleo saturado para obtenção de Biodisel e são cadastrados no Programa da Afubra. O Assessor Técnico do Departamento Agroflorestal da Afubra, Natanael Sampaio, em sua palestra enfatizou o processo de transformação do óleo recolhido, que vai das escolas cadastradas no programa da empresa. Cada litro que a Escola leva até a Afubra é equivalente a 50 centavos, que somando durante um período, se transforma em um valor significativo, que é trocado por produtos da empresa, resultando em melhorias no ambiente escolar. Natanael explicou ainda, as formas corretas para o plantio das mudas que foram distribuídas durante o evento.Se fizeram presentes alunos, professores e equipe do Departamento Municipal do Meio Ambiente. 
O Coordenador Fernando Moraes, em nome do Departamento de Meio Ambiente agradece a todos que contribuíram para a realização e prestigiaram o evento, que é de suma importância para conscientização do cuidado e preservação do meio em que vivemos.

Telefones Úteis