Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeituara de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » 7ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva

06/03/2018

7ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva
(Dados: Gazeta do Sul)

A 7ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva foi realizada na tarde da última sexta-feira, 02 de março, na divisa entre os municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande, na propriedade Quinta Santha Júlia, de Fernando Schwanke. Os participantes puderam acompanhar uma demonstração de como é feita a colheita, degustaram alimentos a base de azeite de oliva e visitaram estandes dos expositores de máquinas, equipamentos, insumos e serviços, assim como das oito marcas gaúchas de azeite.

O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Eudes Romano Marchetti, destacou que o azeite brasileiro é reconhecido internacionalmente como provam os 30 premios recebidos em eventos recentes. “São consequência de um trabalho sério, uma evidencia da qualidade do azeite extravirgem. A fruta é colhida e processada no mesmo dia. Essa rapidez gera um azeite puro, jovem e perfumado. Não há risco de fermentação. É da lavoura direto para o lagar”, disse.

Para o ex-prefeito de Rio Pardo e diretor técnico do Ibraoliva, Fernando Schwanke “estamos em uma região que há dez anos era praticamente esquecida. Agora temos a vitivinicultura e a olivicultura, produtos significativos na mesa. Se existe o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha, podemos desenvolver o Vale dos Olivais”. Segundo ele, há 21 produtores na região e com potencial de crescimento.

Durante o evento, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, anunciou os dados do Cadastro Olivicola 2017, trabalho elaborado pela Seapi, com a colaboração da Emater e Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O levantamento contém dados atualizados da distribuição de áreas plantadas, do número de produtores por região e municípios, além de outras informações do setor olivícola gaúcho.

Os dados apontaram um crescimento da área plantada. Em dezembro de 2017, a meta estabelecida pelo Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva) para o final de 2018 foi superada. Atualmente, três viveiros produzem mudas, em Cachoeira do Sul, Barra do Ribeiro e Santana do Livramento. Há oito variedades de oliva no Estado: arbequina, arbosana, koroneike, picual, frantoio, manzanilla, leccino e coratina.

A Serra do Sudeste corresponde a 51,3% de toda área plantada no Estado, com 1.778,5 hectares. Canguçu lidera a lista com 575,2 hectares, seguido por Encruzilhada do Sul, 568,5 hectares. No Estado há oito fábricas de azeite, com produção total de 57,8 mil litros em 2017. Conforme Marchetti, o Brasil conta com 7 mil hectares plantados e deve chegar a 10 mil hectares em 2020.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Encruzilhada do Sul em parceria com Pantano Grande. Tendo nosso município sido representado pelo Prefeito Municipal, Artigas Teixeira da Silveira, Secretário de Agropecuária e Abastecimento, Danilo Cardoso, Vereadores: Márcio Freda Rassier e Carlos Alberto Prestes, além da participação de demais Secretários e autoridades.

 

Telefones Úteis