Notícias » DOSSIÊ VIVENTES SERÁ EXIBIDO NA PRÓXIMA SEMANA

24/05/2019

Para quem ainda não conhece a luta contra a mineração as margens do Rio Camaquã, ou quer saber ainda mais sobre o assunto, na próxima semana terá uma grande oportunidade. Lançado no final de 2018 o documentário "Dossiê Viventes" será exibido em Encruzilhada do Sul. O evento está marcado para o dia 31 de maio, a partir das 18h, no CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul, com entrada gratuita.

O documentário contém manifestações de pesquisadores, cientistas, ambientalistas, representantes de comunidades do interior e, demais atores sociais, que destacam a importância da preservação do território que envolve o Rio Camaquã.

O longa-metragem marca os dois anos do surgimento de um movimento formado nas Palmas, chamado União Pela Preservação, que luta para que não seja instalado o projeto de mineração a céu aberto da Nexa Resources (antiga Votorantim Metais), denominado "Caçapava do Sul". A equipe técnica do "Dossiê Viventes", além da diretora executiva Ingrid Birnfeld, conta com a direção de Tiago Rodrigues e Jefferson Pinheiro, como assistente de direção.

Nesta semana, Katlhen Stracke, membro da Comissão Encruzilhadense em Defesa ao rio, entregou de forma oficial o convite para o prefeito Artigas Teixeira da Silveira. O prefeito encruzilhadense tem uma participação no documentário, através de uma fala, que se manifesta contra a instalação de empreendimento.

Em Encruzilhada o evento será promovido pela Comissão Encruzilhadense em Defesa do Rio Camaquã e pelo CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul com apoio da Prefeitura Municipal.