Notícias » MANIPULADORAS DE ALIMENTOS E EQUIPE DE HIGIENIZAÇÃO QUE TRABALHAM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM CAPACITAÇÃO

07/06/2019

Nos dia 5 e 6 de junho, reuniram-se na EMEF Machado de Assis as funcionárias que compõe a equipe de Nutrição que atum nas escolas Municipais.

A capacitação foi coordenada pelas Nutricionistas Lidiane Meinhardt dos Santos e Analie Nunes Couto. A abertura da Capacitação foi realizada pelo Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Solismar Ribeiro Figueiró, que desejou um ótimo encontro e salientou a importância do trabalho das manipuladoras de Alimentos e Equipe de Higienização dentro da escola.

O encontro teve a Participação da Enfermeira Francine Damé que com muita competência abordou o tema Saúde da Mulher para as participantes. Francine salientou que os cuidados com a Saúde da Mulher não pode ficar restrito à saúde das mamas e útero, mas que a mulher precisa cuidar da sua Saúde em sua totalidade, visto que as mulheres no RGS estão morrendo também em função de doenças cardiovasculares, pneumonias em decorrência do vírus HIV AIDS, violência, AVC etc.

A nutricionista Lidiane ressalta que as capacitações para as funcionárias que trabalham no Setor de Nutrição das escolas estão relacionadas com a parte Técnica da área da Nutrição, mas também um olhar para o Cuidado com a Saúde e Bem estar das funcionárias. Sendo assim nos demais encontros teremos profissionais das diversas áreas da saúde.

A continuidade da Capacitação foi feita pela nutricionista Lidiane que abordou o tema Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) dentro do Serviço de Nutrição. Os POPS são procedimentos escritos de forma objetiva que estabelece instruções sequencias para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos. Os POPS têm como objetivo padronizar as atividades desenvolvidas dentro do Setor de Alimentação e Nutrição, capacitar todos os funcionários, assegurar que todos farão as atividades da mesma maneira e com os mesmos resultados e permite a continuidade do processo.
O encontro foi finalizado com uma Confraternização entre as participantes.