Notícias » TROCA DE CONHECIMENTOS

07/06/2019

Compartilhar conhecimento é importante e necessário. Compartilhando conhecimento, abre-se espaço para a troca e se incentiva momentos de socialização, que resultam no crescimento pessoal de cada participante.

Conforme preconizou o educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), ao indicar que “...quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender”, o compartilhamento de saberes, ou o aprender juntos, se tornou um dos princípios mais importantes na educação.

Considerando a relevância dessa proposta pedagógica, alunos do 7º ano da EMEB Cassiano José Moralles, da localidade Coxilha das Figueiras, em Encruzilhada do Sul, apresentaram aos estudantes do 3º e 5º anos um projeto que vinham realizando nas aulas de Geografia desde ano passado.

Sob supervisão e apoio das professoras de Geografia Roberta Souza e Jonaina Peixoto, os educandos criaram maquetes sobre o sistema solar, composto pelos planetas ao entorno do sol, elaboraram cartazes com informações técnicas sobre os corpos celestes, e até um pequeno teatro sobre o Universo e uma música para transmitir conhecimentos aos colegas de escola.

Tais práticas têm ampliado o repertório das crianças e adolescentes, que conquistam um maior amadurecimento e ampliação das capacidades autônomas de cada um. Além disso, conforme destacam as professoras Roberta Souza e Jonaina Peixoto, o compartilhamento dos conhecimentos desenvolve outros valores, como o respeito, tolerância, ética, cidadania e propicia a difusão de importantes comportamentos como aprender a ouvir e falar no momento oportuno e até aceitar as regras construídas em grupo.

Assim como acreditava Freire, que a escola se constitui em um espaço que vai além do transferir e do adquirir saberes, sendo um ambiente fértil para a consolidação das relações humanas, tão fundamentais para efetivação da aprendizagem, a comunidade escolar Cassiano José Moralles tem buscado estimular a interatividade entre seus alunos.

Como indicava Paulo Freire, a escola “é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima”.