Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » EDUCADORES DE ENCRUZILHADA PARTICIPAM DA 2ª EDIÇÃO DO “DIA D”

24/06/2019

 

Na segunda-feira (17), aconteceu o segundo “Dia D” do ano de 2019. A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território dos municípios. Antecedendo o evento, no dia 12 junho uma Comissão Municipal formada para nortear as ações da BNCC em Encruzilhada do Sul recebeu uma formação por áreas, respeitando a atuação do educador.

No município as equipes diretivas e professores das redes estadual, municipal e privada estão desenvolvendo as atividades em regime de colaboração. No “Dia D”, em um primeiro momento reuniram-se no Ginásio da Escola Borges de Medeiros.

Na parte da manhã a coordenadora pedagógica Tatiane Isaia, da Impare Educação, empresa que está assessorando a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto nos estudos da BNCC, falou aos profissionais da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Abrangendo o tema principal, foi debatido quanto as competências sócio emocionais, práticas em sala de aula, entre outros assuntos de forma geral.

Na tarde os profissionais se dividiram em grupos. Os profissionais da Educação Infantil permaneceram no ginásio da escola Borges de Medeiros e acompanhados por membros da comissão tiveram a retomada da base de acordo com sua área, bem como uma palestra com o tema “Qual o meu papel na Educação infantil segundo a BNCC” ministrada pela presidente do Sistema Municipal de Educação Valkiria Cruz Zaikoski.

Os profissionais dos anos iniciais utilizaram o prédio anexo, também, da escola Borges, conhecido popularmente como antigo fórum. As educadoras foram acompanhadas pela coordenadora pedagógica Tatiane Isaia onde puderam assistir a um vídeo e desenvolvem atividades de acordo com suas competências.

Já os anos finais reuniram-se na Escola Gomercinda Dornelles Fontoura. Os professores foram divididos por área de componente curricular, de acordo com a BNCC nova nomenclatura de disciplina. Na oportunidade membros da comissão trabalharam o material recebido no curso de formação. Também, foi apresentado o material fornecido pela Impare Educação, empresa que está assessorando o Município na construção do currículo municipal.

Em 29/08 e 23/10 acontecerão mais duas edições do “Dia D”. Essas datas serão recuperadas, sem prejuízo ao aluno e a aplicação do curso atendente a uma solicitação do MEC, conforme a Lei nº 9.394/1996.

O setor pedagógico da secretaria municipal vem realizando momentos de estudos e de reorganização do currículo Municipal, o qual dará continuidade a este trabalho juntamente com a Comissão Municipal.

Telefones Úteis