Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » GOVERNO DO ESTADO PROMOVE REUNIÃO BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA ESTIAGEM

22/01/2020

A estiagem vem castigando o Rio Grande do Sul desde o mês de dezembro do ano passado. E buscando soluções para amenizar os prejuízos, o governador em exercício, Luís Augusto Lara, recebeu, na manhã desta terça-feira (21), no Palácio Piratini, representantes do setor agrícola, de movimentos sociais e dos municípios para fazer um levantamento das perdas causadas pela ausência de chuva.

O secretário de Cidadania e Inclusão Social e Coordenador da Defesa Civil, Jorge André Barra Cardoso, representou o prefeito Artigas Teixeira da Silveira, no encontro. Conforme Cardoso, os representantes foram unânimes quanto a particularidade das características desta estiagem. “Colocamos o governador a par da diferença desta seca e de outras já sofridas, onde hoje, a maior preocupação é com a subsistência e por isso a preocupação dos prefeitos de nossa região no que diz respeito a homologação do Estado”.
E durante a sua manifestação sugeriu o “decreto guarda-chuva”. Vez que, dos 74 municípios que decretaram situação de emergência nenhum teve o pedido homologado. “Desta forma fiz a proposição ao governador de um decreto coletivo por parte do Estado. Dando o direito a homologação direta mediante a decretação dos municípios atingidos. Isso em virtude das diferentes características dos municípios atingidos pela seca”.

Lara destacou que, além das medidas já anunciadas pelo Estado, será necessário reforçar o pedido de apoio ao governo federal. “Esse é o tema que mais angustia os gaúchos no momento. A cada cinco anos, enfrentamos o problema, mas sempre parece que é a primeira vez. Temos de enfrentar o tema com pressão política, vontade e orçamento”, garantiu o governador em exercício.

Entre as medidas, estão as solicitações, direcionadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de prorrogação do prazo de zoneamento agrícola e de reserva de cota extra do seguro agrícola. “O secretário Covatti Filho está em contato com a ministra Tereza Cristina”, garantiu o secretário em exercício de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.
Ainda de acordo com Lara, será realizada uma nova reunião no final da tarde desta terça-feira (21), para elencar as possibilidades de então acatar a sugestão do “decreto guarda-chuva”.

 

Telefones Úteis