Notícias » Cras promove qualificação profissional em parceria com o Senar

14/05/2015

A produção do pomar de dona Leda Sampaio, no Alto das Pedrinhas, interior de Encruzilhada do Sul, vai ganhar um novo destino. Ela foi uma das alunas do curso de Processamento de Frutas, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Soacial, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No curso, desenvolvido no Cras Professora Stela Oliveira Pereira, no Centro da cidade, 17 mulheres, moradoras das zonas urbana e rural do município, aprenderam a produzir geleias, compotas, frutas secas e cristalizadas, passando por todas as etapas do processamento, desde a higienização até o produto final, pronto para ser comercializado.

“Aprendi a aproveitar as frutas de cada estação para manter uma produção constante. Vou usar o que tiro do meu próprio pomar e aplicar tudo que foi ensinado aqui”, diz Leda, que atualmente trabalha produzindo artesanato, mas já pensa em transformar a venda das frutas processadas em negócio. “Agora sei sobre as técnicas corretas e até sobre prazo de validade dos alimentos. O curso foi muito proveitoso.”

Segundo a coordenadora dos Cras em Encruzilhada do Sul, Patrícia Hony, o objetivo dos cursos é a qualificação profissional e a consequente inclusão produtiva dos participantes no mercado de trabalho. “Procuramos fazer com que essas pessoas gradualmente tenham a própria renda e possam deixar de depender dos programas sociais”, afirma.

Em média, são promovidos três cursos mensais, divididos entre os dois Cras do município. Em parceria com o Senar, estão previstas três qualificações para os próximos meses: Panificação caseira, de 14 a 16 de julho; tingimento e pintura em tecido, de 3 a 7 de agosto; e Aproveitamento integral de alimentos, de 20 a 22 de outubro. Todos serão presenciais, no Cras Professora Stela Oliveira Pereira.