Notícias » Fórum debate políticas públicas para sensibilizar e afirmar direitos iguais

29/06/2015

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires sediou, na quarta-feira da semana passada, o 130° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades. O evento foi promovido pela Faders, presidida por Roque Bakof, e reuniu representantes de todos os municípios do Vale do Rio Pardo.

De Encruzilhada do Sul, particiciparam do Fórum Renata Amaral dos Santos, representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social; Juliana Luz, representando a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, e a vereadora Maria Isabel Szczesny de Freitas.

Roque Bakof avaliou que o evento serviu a todos como fortalecimento para que cada um em sua comunidade possa buscar elevar o nível de consciência. “Acessibilidade é para que qualquer indivíduo participe da vida. Com isto, inclusão é tê-la (a pessoa com deficiência) como integrante da comunidade”, afirmou. Bakof aproveitou para destacar sobre a importância de a  família incentivar portadores de deficiência a participarem da vida, seja na realização de atividades extras ou aspectos educacionais. “Um Fórum como esse é de sensibilização e de afirmação."

Um dos principais aspectos do Fórum ocorreu pela manhã: o mapeamento da realidade existente em cada município voltada à política pública para pessoas com deficiência. Foi apresentado o resultado de pesquisas realizadas nos municípios da região, incluindo a parte administrativa como a existência de Secretaria, Conselho ou outro órgão de assessoria aos portadores de deficiência. Foram diagnosticadas também a presença de ferramentas que dizem respeito à acessibilidade em cada município, desde itens físicos, como adoção de rampas, pisos táteis, elevadores e transporte apropriado, até o atendimento para promover educação e cultura aos portadores de necessidades especiais. As representantes de Encruzilhada do Sul, Renata Amaral dos Santos e a vereadora Maria Isabel, participaram da mesa que apresentou os resultados da pesquisa.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo dia 15 de julho a vereadora Maria Isabel Szczesny de Freitas promoverá no Legislativo Municipal uma audiência pública voltada às questões da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Já está confirmada a participação do presidente da  Faders, Roque Bakof.