Notícias » Prefeita participa de audiência pública sobre a situação das rodovias federais

07/07/2015

A prefeita de Encruzilhada do Sul, Laíse de Souza Krusser, participou, na manhã dessa segunda-feira, 6, da audiência pública S.O.S Rodovias, na Câmara Municipal de Vereadores de Pantano Grande. A audiência, proposta pelo deputado estadual Frederico Antunes, através da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, tratou da situação das rodovias federais BR-290 e RSC-471, que atravessam a região do Vale do Rio Pardo. Na mesma manhã, houve um manifesto organizado por lideranças locais, trancando o trânsito na BR-290.

Preocupado com as condições de segurança e trafegabilidade das BR-290, que registra em média duas mortes por semana e mais de dez acidentes por dia com danos materiais, o Deputado Frederico Antunes convidou o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hiratan Pinheiro da Silva, para que prestasse explicações com relação ao cronograma de obras do trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, que ficou fora da segunda fase do Plano de Concessões do Governo Federal.

O superintendente afirmou que, com relação à reparação das BRs-290 e 471, houve problemas de cumprimento do contrato por parte da empresa inicialmente vencedora da licitação e, por isso, o DNIT está fechando um novo contrato com outra empresa. Segundo ele, a documentação deve ser apresentada e conferida esta semana, o contrato assinado até o dia 15 deste mês e as obras de manutenção e conservação emergenciais, incluindo pavimentação e sinalização, podem ser retomadas dentro de 30 dias se não houver nenhum recurso judicial ou administrativo.

Já com relação à duplicação da estrada, Hiratan Silva disse que as obras dependem agora da solução de uma questão judicial, já que a empresa que perdeu a licitação entrou com recurso. Segundo ele, o Ministério Público tem até o final deste mês para manifestar seu parecer com relação a este impasse. O superintendente também informou que está em fase de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), as obras necessárias na BR-290 entre Pantano Grande e Uruguaiana, o que poderá resultar na duplicação do trecho.

Durante a Audiência, o deputado Frederico Antunes fez contato com o secretário Pedro Westphalen e foi informado que o Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes, irá solicitar ao Governo Federal para que a duplicação da BR-290, no trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, seja incluído no Plano de Concessões à Inciativa Privada, através do Procedimento de Manifestação de Interesse. O PMI é um instrumento de operacionalização das Parcerias Públicos Privadas (PPPs). E sobre as questões de segurança, conservação e trafegabilidade da BR-471, será encaminhado o pedido de informações para a determinar de quem é a responsabilidade do trecho entre Pantano Grande e Encruzilhada do Sul.

TRIBUNA

Em sua participação, usando a Tribuna da Câmara de Pantano, a prefeita de Encruzilhada, Laíse de Souza Krusser, destacou a preocupação com as condições das rodovias e os riscos aos quais são submetidos diariamente os condutores que trafegam por estas vias. Também ressaltou a importância das estradas para a economia dos municípios. Além de Laíse, a secretária municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Maria da Glória Oliveira Tutenhagen Lopes, também participou do evento – que contou ainda com autoridades como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, e do prefeito de Pantano Grande, Cassio Nunes Soares, bem como a presidente da Câmara de Vereadores local, Evânia Frantz Trevisan.