Notícias » Encruzilhada prepara 3ª Conferência Municipal de Saúde

08/07/2015

Usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão reunidos na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 8 horas, no Clube Encruzilhadense, para a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Encruzilhada do Sul. Com o tema central “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”,  o evento propõe a discussão e a reflexão acerca das condições de saúde da população e a gestão do sistema.

A temática central da conferência será trabalhada por meio de nove eixos: I – Situação de saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; II – Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; III – Participação Social; IV – Valorização do trabalho e da educação em saúde; VII – Informação, educação e política de comunicação; VIII – Ciência, tecnologia e inovação do SUS; IX – Reformas democráticas e populares do Estado.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde é o fórum máximo de deliberação da política de saúde, conforme dispõe a lei federal 8.142/90. Além de avaliar e propor diretrizes da política para o setor e discutir temas  específicos, os participantes com direito a voto irão escolher os delegados para as etapas seguintes – a 7ª Conferência Estadual e a 15ª Conferência Nacional, que acontecerão, respectivamente, de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre, e de 1º a 4 de dezembro , em Brasília.

As atividades terão início às 8h30min, com a solenidade de abertura e a aprovação do regulamento interno. Depois ocorrem a exposição de quatro painelistas. Das 14h30min às 15h30min serão realizados trabalhos em grupo, seguido pela apresentação e votação das propostas. Também serão eleitos até o número de 16 delegados (8 titulares e 8 suplentes).

Para a presidente da Comissão Organizadora, Clarissa Vrobleski Bicca, “a Conferência representa uma oportunidade para que todo o cidadão participe ativamente da formulação de políticas de saúde para seu município”.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde de Encruzilhada do Sul foi convocada pelo secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Pedro Paulo dos Santos Soares, conforme determinação legal do Decreto 3.353 de 12 de junho de 2015 da prefeita Laíse de Souza Krusser. A portaria 03/2015 da Secretaria Municipal de  Saúde determina em seu artigo 4º que a Conferência terá uma Comissão Organizadora que se responsabilizará por todas as atividades de sua execução. A Secretaria da Saúde dará o apoio necessário ao desenvolvimento das atividades da Comissão, que está assim formada:

Presidente: Clarissa Vrobleski Bicca
Coordenadora geral: Maria Ilce Moraes Rosa
Secretária executiva: Tammy Silveira
Secretária de credenciamento: Gabriela Rodrigues Batista
Secretária de divulgação e comunicação: Juliana da Silva Luz
Relatoras: Tammy Silveira e Edaguimara Rodrigues

PROGRAMAÇÃO:
8 às 8h30min: Credenciamento
8h30min às 8h50min: Abertura
8h50min às 9h15min: Leitura e aprovação do regulamento
9h15min às 10h15min: Dr. Algi Marzo – Políticas de Saúde Cubana
10h15min às 10h30min: Intervalo
10h30min às 12h: Jadir Goulart e Eloisa Montanha Souza – Alimentação Saudável e Guia Alimentar do Ministério da Saúde.
12h às 13h30min: Intervalo para almoço
14h30min às 15h30min: Trabalhos em grupo