Notícias » Manejo de florestas pode gerar novas indústrias

14/07/2015

O professor e doutor em Economia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jorge Antonio de Farias esteve em Encruzilhada do Sul, sexta-feira passada, quando participou de uma reunião no Centro Administrativo Municipal. O encontro reuniu a secretária Municipal de Indústria Comércio e Mineração, Maria da Glória Oliveira Tutenhagen Lopes; presidente da CDL, José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho), presidente da ACI, Paulo Alexandre da Rosa, vereador Fabiano Soares de Freitas e o diretor do CETEC Zeno Pereira Luz, Joel de Castro Hopp.

A vinda do professor Jorge Antonio de Farias é fruto de um amplo debate sobre a cadeia produtiva da madeira em Encruzilhada do Sul, realizado dia 26 de maio último no Legislativo municipal e promovido pela ACI e vereador Fabiano Soares de Freitas.

Atualmente o setor florestal  (que ocupa cerca de 119 mil hectares) tem grande importância na economia local. No entanto, a quase totalidade da madeira produzida no município acaba sendo beneficiada em outras cidades. Para começar a alterar este quadro, o município deverá firmar um convênio com a UFSM visando a criação de um Arranjo Produtivo Local. O professor Jorge de Farias explica que basta o manejo de 20% das florestas existentes no município para se gerar indústrias de produtos como compensados, lâminas, molduras, painéis, portas e janelas, por exemplo.

O professor da Universidade de Santa Maria mostrou que para o funcionamento adequado do Arranjo Produtivo Local é necessário o envolvimento das empresas, entidadades financeiras, instituições de ensino e pesquisa, entidades de capacitação de mão de obras e governo.