Notícias » Seminário de Ovinocultura busca aperfeiçoamento das técnicas de criação

21/07/2015

Durante a última sexta-feira, no CTG Rodeio de Encruzilhada, foi realizada mais uma edição do Seminário de Ovinocultura e Mostra de Artesanato em Lã Ovina de Encruzilhada do Sul. O evento, que já está em sua sexta edição, é promovido pela Associação dos Produtores de Ovinos de Encruzilhada do Sul (Aproes), presidida por Alípio Castilho Franco e integrou a programação alusiva aos 166 anos de Encruzilhada do Sul.

Participaram da solenidade de abertura a prefeita Laíse de Souza Krusser, secretário geral de Governo, Alaur Soares (respondendo interinamente, também, pela Secretaria Municipal de Agropecuária), gerente adjunto da Emater, Carlos Corrêa da Rosa, supervisor do Senar, Ricardo Almeida, gestor de projetos do Sebrae, Valmor Mantelli Júnior, e o presidente do Sindicato Rural, Roberto Bruno Brito, entre outras autoridades.

Estudantes, produtores de Encruzihada do Sul e de outros municípios acompanharam as palestras, cujo enfoque principal foi a busca do aperfeiçoamento das técnicas de criação dos ovinos.

A primeira palestra abordou o tema Visão de futuro da ovinocultura gaúcha, a cargo do consultor Roberto Grecellé, do programa Juntos Para Competir. Depois foi a vez da instrutora do Senar e consultora do Sebrae, Marlise Germer, falar sobre Importância do Associativismo na Ovinocultura. A última palestra da manhã foi proferida pelo zootecnista Letieri Griebler, que falou sobre Nutrição do rebanho ovino de cria. Já pela tarde foi a vez do veterinário Edemundo Gressler e do agrônomo Edegar Franco, da Arco, discorrerem sobre a situação atual e perspectivas futuras para o mercado da lã.

Junto ao Seminário, a TeceArtes fez a exposição dos excelentes produtos confeccionados a partir da lã ovina. O grupo integrado por Eva, Carmen, Ilanda, Jacira, Mariene, Leda e Nei estava acompanhado pela instrutora do Senar, Márcia Viana Duran, que recentemente ministrou mais um curso no município sobre a utilização da lã ovina.