Notícias » Sistema Único de Assistência Social foi tema de Conferência

21/07/2015

Trabalhadores da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social e famílias usuárias dos serviços e programas e benefícios da assistência social estiveram reunidas no Clube do Comércio, durante todo o dia 15 de julho. Eles participaram da 5ª Conferência Municipal de Assistência Social. O enfoque principal da Conferência foi analisar o atual estágio de implementação do SUAS e a efetivação da garantia de direitos.

A prefeita Laíse de Souza Krusser participou da solenidade de instalação da Conferência, juntamente com a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Socal, Nádia Nunes Soares, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sylvia Bicca de Freitas, a representante dos usuários e vice-presidente da Associação Comunitária do Alto do Renner, Maria de Lurdes Correa, a diretora da APAE, Maria Eliane Ibanez, e a representante dos trabalhadores no setor, Margarida Damé Almeida.

Em sua manifestação, a prefeita Laíse de Souza Krusser destacou o aperfeiçoamento do setor nos últimos anos, que atualmente conta com quadro de profissionals especializados e expressivos recursos disponibilizados através de vários programas. Logo após a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Nádia Nunes Soares discorreu sobre as várias ações desenvolvidas pela pasta. Ela mostrou que os programas são acessados através do Cadastro Único.

Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 – a gestão Estratégica do Sistema Único de Assistência Social como proposta para consolidação do Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026. Este foi o tema da palestra do sociólogo Luiz Roberto Möller.

Na parte da tarde, a Conferência analisou e aprovou metas que serão levadas pelos delegados de Encruzilhada do Sul nas Conferências estadual e nacional, as quais ocorrem ainda este ano, em Porto Alegre e Brasília. Também foram eleitos os delegados que representarão Encruzilhada do Sul nestas Conferências. São eles: do setor governamental, Patrícia Hony, Sylvia Bicca e Luciara Guterres. Pelos usuários, Sandra Mara Gonçalves Machado, Iara Terezinha Menezes Carvalho e Marinês Domingos da Silveira.