Notícias » Conferência discutiu condições de saúde da população e a gestão do sistema

21/07/2015

Questão da maior importância para todos, a saúde foi tema da Conferência Municipal que lotou completamente o salão principal do Clube Encruzilhadense, durante todo o dia 14 de julho. Além de ser um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde. Ao longo do dia foram avaliadas e propostas diretrizes da política para o setor.

Participaram da 3ª Conferência Municipal de Saúde representantes de órgãos públicos, entidades de classe, Conselhos Profissionais de Saúde, entidades e organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à saúde e à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em particular, na atenção à saúde para a qualidade de vida.

A prefeita Laíse de Souza Krusser e o secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares, acompanharam  a Conferência. Logo após a leitura e aprovação do regulamento, a primeira palestra foi proferida pelo médico Algi Marzo Rodriguez, que abordou o tema Políticas de Saúde Cubana. Outra palestra esteve a cargo de Jadir Goulart e Eloisa Montanha Souza, os quais falaram sobre Alimentação saudável e guia alimentar do Ministério da Saúde. Já a útima palestra esteve aos cuidados da médica Luciana Moura Machado e enfocou Saúde Mental Coletiva.

Depois das palestras, os participantes da Conferência identificaram as reivindicações e recomendações da comunidade aos gestores do SUS, para as três instâncias de governo sobre a saúde.

Ao final foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual (de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre) onde serão escolhidos os delegados do Rio grande do Sul para a Conferência Nacional agendada para Brasília entre 1º e 04 de dezembro. Os delegados são:

USUÁRIOS - Titulares, Jussara Terezinha, Yuri Beatriz Severo Cardoso e Dalila Silva. Suplentes: Pedro Lúcio Silveira, Maria Ilce Morais Rosa e Tammy Grazielle Correa da Silveira.

SEGMENTO DE TRABALHADOR - Titulares: Stela Batista e Simone Dotto Chagas. Suplente: Vera Beatris Bica Quintana .

PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE/GESTOR - Titular: Pedro Paulo dos Santos Soares e suplente, Lussane Ferras Soares.