Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeituara de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Agências FGTAS/SINE atendem gratuitamente aos trabalhadores e empregadores

23/07/2015

      As Agências FGTAS/SINE prestam serviços gratuitos aos trabalhadores e empregadores. A intermediação de mão de obra é o principal serviço e envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para o preenchimento das mesmas.


     As Agências aproximam empresas que necessitam contratar profissionais aos trabalhadores que buscam uma oportunidade. Entre as vantagens estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas, a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades e de a unidade ceder espaço para a realização de seleções de emprego.


     Para se candidatar às vagas, os trabalhadores devem se dirigir à Agência FGTAS/SINE mais próxima, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na oportunidade, o profissional é cadastrado no Sistema Mais Empregos. O atendente, então, verifica se há vagas abertas com o perfil do candidato. Em caso positivo, o trabalhador é encaminhado à empresa que disponibilizou a vaga para participar do processo seletivo. Após a finalização do processo, a empresa informa à unidade sobre a ocorrência de contratação ou não.


       CADASTRAMENTO:  O coordenador da FGTAS/SINE em Encruzilhada do Sul, Marcos Henrique Grandini, destaca a importância de que empregadores e trabalhadores se cadastrem na Agência local. “Convidamos as empresas, independente do tamanho, e os trabalhadores para nos visitarem e fazer o cadastro, que é gratuito”, destaca Henrique. A Agência funciona junto ao Centro Administrativo Municipal, no térreo.


     Ainda, as Agências realizam o encaminhamento do seguro-desemprego, auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. Os requisitos e os documentos necessários para requerer o auxílio estão disponíveis no site da FGTAS, no link Serviços. No momento de solicitação do auxílio, é verificada a existência de vaga de emprego compatível com o perfil do profissional para que o mesmo seja reinserido no mercado de trabalho.


     As unidades também encaminham as solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para confecção por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS). O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no link Serviços.


                    INTERNET
     Os trabalhadores também podem buscar oportunidades de emprego e se candidatar às vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (SINE) pela internet. Basta acessar o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de banner localizado no site da FGTAS. Já o empregador pode enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet, informar demandas por cursos profissionalizantes e repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) pelo Portal. Também é possível anunciar vagas de emprego gratuitamente, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção, através do sistema Mais Emprego.

Telefones Úteis