Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » Audiência Pública para Pessoas com Deficiências avança em diversos temas

24/07/2015

 

A Audiência Pública Municipal para a Acessibilidade e Inclusão, ocorrida durante programação da Semana do Município, teve grande participação e avançou em diversos aspectos para as pessoas com deficiências e altas habilidades que residem em Encruzilhada do Sul. A prefeita Laíse de Souza Krusser participou da audiência, juntamente com alguns assessores.

 

Realizada na Câmara de Vereadores,  dia 15  de julho a proposta da audiência pública foi da vereadora Isabel Freitas (PRB)   Um dos resultados foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades.  A vereadora proponente é a presidente,  vereador Alvaro  Sperb (PMDB) vice-presidente, Boca da Sucam (PPS) secretário e Fabiano Freitas (DEM) o relator. A comissão virou lei na última sessão plenária.  O coordenador de mesa foi o deputado estadual Sérgio Peres (PRB).

 

O presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul  (FADERS) Roque Bakof coordenou a segunda mesa,  incentivando que um servidor público municipal  seja referência para articulações com o Estado, bem como a organização de um comitê gestor do Executivo Municipal. Mostrando sensibilidade , a prefeita Laíse de Souza Krusser  acenou com grandes chances de incluir em seu plano de gestão.

 

A terceira mesa foi coordenada pelo ex-deputado Marquinhos Lang, cadeirante por acidente quando estava na ativa no Corpo de Bombeiros do Estado. Nesta mesa professores, representantes da APAE e outras lideranças da temática desenvolveram o bom debate, onde a sugestão da criação do Conselho Municipal para estas pautas foi o encaminhamento mais relevante.

 

Ainda pela manhã, a turma do Programa Federal Mais Educação, da oficina de Direitos Humanos, do oficineiro Ticiano Marins, representada pela aluna Caroline dos Santos Soares, do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adão Fonseca, leu o informativo produzido em aula sobre as acessibilidades e obstáculos urbanos enfrentados em Encruzilhada do Sul.

 

Para a vereadora Isabel o tema da audiência pública “Atitudes que fazem a diferença com pessoas com deficiência” traduz parte do seu trabalho registrado no breve tempo em que esteve na função de vereadora, sendo suplente do atual secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente , Pedro Paulo dos Santos Soares.  “Este trabalho é só o começo da minha missão” registra a vereadora que pretende seguir contribuindo para que avanços possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências e suas famílias.

Telefones Úteis