Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Secretaria Municipal de Educação promoveu Jornada Pedagógica

27/07/2015

 

Professores da rede municipal de ensino participaram da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude. O evento ocorreu dias 20 e 21 de julho, no Clube Encruzilhadense. A Jornada é realizada duas vezes ao ano e aborda temas sugeridos pelos professores da rede municipal de ensino, além de ser uma troca de experiências entre as escolas.

 

A prefeita Laíse de Souza Krusser participou da abertura da Jornada, juntamente com a  secretária de Educação, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski e demais secretários municipais.Também participaram da solenidade,  o presidente do SINPE, Leandro Costa da Silva e o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, José Ronaldo Kapczinsky. Alunos da APAE fizeram duas apresentações  no início da Jornada, sendo muito aplaudidos.

 

A primeira palestra, que  intitulada A Educação Inclusiva no contexto atual, foi proferida por Marlene Petry. Ela é pedagoga, especialista em Educação Inclusiva, psicopedagoga clínica e institucional, doutoranda em Epistemologia e História da Ciência. Pela tarde, Marlene Petry abordou,  ainda na educação inclusiva, as principais síndromes, diferença entre transtornos, síndromes e dificuldades, adaptação curricular e técnicas de intervenção.

 

Na manhã de terça-feira o enólogo e diretor comercial da empresa Lídio Carraro, Juliano Carraro enfocou o tema Valorizar e acreditar nas potencialidades de cada um e do lugar onde vivem.

 

Durante toda a  tarde de terça-feira,  os professores apresentaram os projetos em desenvolvimento nas escolas da rede municipal de ensino. Também houve o relato de boas práticas das Escolas de Educação Infantil. Desta forma as ações exitosas em cada educandário são compartilhadas com todos os integrantes da rede municipal de ensino. Confira os projetos e práticas apresentadas:
    

• EMEI FONTE DA ALEGRIA: Potencialidades de Encruzilhada, Diversidade, Páscoa e Dia das Mães
• EMEI PINÓQUIO: Música na escola e Atividades diversificadas
EMEI CHAPEUZINHO VERMELHO: Encruzilhada, meu município
EMEI PINGO DE GENTE: Dramatização de músicas, Festa junina e Páscoa
• EMEI PÉ PEQUENO: Festa junina e Contação de histórias
EMEI PARAÍSO INFANTIL: Ludicidade e jogos pegadógicos e Festa junina
EMEF ADÃO FREITAS FONSECA: Programa União faz a vida, Rincão Gaia e Viagem à Rio Grande
EMEF MACHADO DE ASSIS: Leitura, Feirinha de orgânicos Hora do conto e Jornal da escola
• EMEF DOM JOÃO VI: Quintais Orgânicos (parceria com a Embrapa) e Horta escolar
EMEF CASSIANO JOSÉ MORALES: Reciclar Mais renda mais vida, Horta escolar e Relógio do corpo humano
• EMEF ANJO DA GUARDA: Gincana de matemática, Parabéns Encruzilhada, Projeto água, Meio ambiente, Formação continuada e Química
EMEF BIBIANO BATISTA: Gincana das mães, Aniversário da escola e Hora do conto
EMEF MARECHAL RONDON: Permacultura, educação consciente para o futuro (parceria com a CMPC) e Horta escolar
EMEF SÃO LUIZ: Horta escolar, Quintais orgânicos e Projeto de leitura.

Telefones Úteis