Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Prefeita acompanha obras do Pró-Estrada no interior

19/08/2015

 

Iniciadas no mês de junho, as obras do Programa Pró-Estrada, promovido pela Prefeitura de Encruzilhada do Sul, já estão mudando a realidade da zona rural do município. Além da revitalização de vias em diversas localidades, com o conserto e alargamento das estradas, construção e manutenção de pontes e bueiros, encascalhamentos e roçadas, a iniciativa também contempla famílias da zona rural do município.

 

As obras particulares, juntamente com as melhorias coletivas, foram selecionadas pelos moradores durante as audiências públicas que definiram as demandas que seriam executadas em cada comunidade, a partir de votação popular. Cada família pôde solicitar até três trabalhos, como construção e ampliação de açudes, manutenção de acessos e outras, com contratação de horas-máquina por um valor 60% mais baixo e parcelamento dilatado.

 

Segundo a prefeita Laíse de Souza Krusser, foi a forma encontrada pela Prefeitura de garantir que famílias do interior pudessem realizar obras em suas propriedades que antes não teriam condições. Passados dois meses do início dos trabalhos, a chefe do Executivo agora está pessoalmente acompanhando o andamento do programa no interior. Juntamente com uma comissão designada para a fiscalização do Pró-Estrada, Laíse visita os moradores para colher impressões e verificar se tudo foi realizado de acordo com o previsto.

 

E os primeiros encontros já demonstram a assertividade da iniciativa. Moradora do Passo da Madeira, a aposentada Maria Jurema Nunes precisava fazer um caminho cinco quilômetros mais longo para chegar à cidade devido a um bloqueio na estrada, fechada por deslizamentos de terra há mais de três anos. Com o Pró-Estrada, teve o problema resolvido. “Antes não tinha como passar e o nosso caminho era muito mais distante. Agora nós estamos nas nuvens”, comemora.

 

Situação parecida vivia a professora Oátila Maria Rosa dos Santos, moradores do Alto das Figueiras. Ela mal conseguiam passar com seu carro pelo acesso que leva até a RSC-471, devido às condições da via, castigada pelas chuvas. O trecho foi totalmente revitalizado, com patrolamento e colocação de cascalho. “Eu estava completamente sem estrada e agora só tenho a agradecer. Ficou muito bom, um trabalho muito bem feito, que a gente nunca teve. Não vi isso em outro município também”, afirma.

 

PROJETOS

Em outras propriedades, o programa está permitindo que agricultores coloquem em prática antigos projetos. Como no caso de João Manoel de Castro, morador de Dom Marcos, que há tempo pensava em iniciar uma criação de peixes. “Agora chegou a minha hora com a ajuda da Prefeitura. É um preço bem acessível para todos e com parcelamento”, diz. “Para nós, é maravilhoso.”

 

Para a prefeita, uma das questões mais importantes é saber que o dinheiro público está sendo aplicado em obras que foram selecionadas pelas próprias comunidades. “Buscamos a transparência e a universalização do acesso ao programa. Encruzilhada tem uma zona rural muito extensa, então, quando a própria população nos indica quais são as prioridades, podemos atuar de forma muito mais efetiva”, aponta. De acordo com Laíse, o roteiro de visitas, junto com a comissão de acompanhamento, seguirá nas próximas semanas.

Telefones Úteis