Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Desfile Farroupilha terá apenas três entidades

31/08/2015

 

Representantes da Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude e das entidades tradicionalistas voltaram a se reunir, quarta-feira da semana passada, no CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul. Na pauta do encontro, o Desfile Farroupilha deste ano. A reunião tinha sido agendada na noite de 19 de agosto, depois da palestra sobre o mormo, ministrada pelo supervisor Regional da 14ª Regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Amilcar Pereira Rego Neto.

 

Parte das entidades tradicionalistas do município não compareceram no encontro realizado no CTG Rodeio de Encruzilhada. Mais uma vez houve um longo debate sobre o  mormo e a possibilidade de realizar ou não o Desfile Farroupilha. A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski lembrou que a Secretaria Estadual de Agricultura não proibiu os desfiles. No entanto, documento da mesma Secretaria  estadual ( Decreto nº 52.434 de 26/06/15) determinou a obrigatoriedade de que todos os equinos que desfilarem deverão portar a GTA (Guia de Transporte Animal). Tal guia é expedida pela Inspetoria Veterinária a partir da apresentação do

 

A secretária Rita Pogozelski recorda que na reunião de 19 de agosto ficou acertado com os patrões das entidades tradicionalistas, de que cada um deles assinaria um documento se responsabilizando pela sanidade dos respectivos animais de seus PTQs ou CTGs. No entanto, durante a reunião, a maioria dos patrões alegou dificuldades para se responsabilizar pelos equinos que desfilariam nas respectivas entidades.

 

Diante disso a secretária Rita Pogozelski pediu a manifestação de cada patrão através do voto com relação ao Desfile Farroupilha. A maioria optou pela não realização do desfile. Apenas três entidades foram favoráveis ao desfile: CTG Rodeio de Encruzilhada, PTG Galo Véio e PTG Palanque da Tradição, representados, respectivamente, por Rodimar Damé, Pérsio Riegel Silveira e Ailto César Machado da Silva.

 

Conforme a secretaria Rita Pogozelski e diante da disposição dos representantes das três entidades tradicionalistas, eles passaram a formar a comissão organizadora do Desfile Farroupilha, se responsabilizando por todos os aspectos que envolvem tal atividade, inclusive a solicitação de registro do evento junto a Inspetoria Veterinária.

Telefones Úteis