Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » ASSOCIAÇÃO VAI REUNIR PRODUTORES DE UVA E VINHO DO MUNICÍPIO.

13/10/2015

Atendendo convite da Secretaria Municipal de Indústria Comércio Mineração e Turismo, produtores de uva e vinho de Encruzilhada do Sul estiveram reunidos para um jantar de confraternização no Sindicato Rural. O evento contou com a participação de grandes empresas e de pequenos produtores os quais cultivam a uva e alguns, já há bom tempo, produzem vinho no município.

 

Conforme a secretária de Indústria e Comércio, Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes, além da confraternização foi levada aos representantes do setor, a sugestão do Poder Público para que eles formem uma associação com sede em Encruzilhada do Sul. “Naturalmente tal associação vai possibilitar que outras atividades neste setor que já é um dos mais importantes de nossa economia, possam de desenvolver de forma conjunta e com resultados ainda mais positivos para toda a comunidade”, mostra a secretária.

 

A proposta de fundar a associação foi muito bem recebida pelos produtores, os quais , além de se manifestarem favoravelmente, elogiaram a iniciativa. Os diversos depoimentos também recordaram aspectos históricos da vitivinicultura no município. O atual secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares e o chefe do escritório da Emater, Genésio Schäffer, recordaram suas atividades desde 1998 buscando o desenvolvimento da fruticultura em Encruzilhada do Sul. Atualmente ambos cultivam uva e Genésio ainda produz vinho com marca própria.

 

Também participaram do encontro o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Iberon Barros Gonçalves; secretário de Obras, Alvino Silveira Machado e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ilo Casepp Azambuja, entre outros.

 

Diante da receptividade por parte dos produtores de uva em criar a associação, ficou definida a próxima etapa do projeto. Nos próximos dias os produtores voltam a se reunir em Encruzilhada do Sul, desta vez com a presença de representantes do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), quando o estatuto da nova entidade vai começar a ser analisado. O IBRAVIN tem sede em Bento Gonçalves, foi criado em janeiro de 1998 para representar produtores de uva, sucos, vinhos e espumantes do país.

Telefones Úteis