Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » PROGRAMAÇÃO ALERTA PÚBLICO SOBRE O CÂNCER DE MAMA.

20/10/2015

  Nesta quarta-feira haverá uma variada programação no Centro Materno Infantil (antigo Pronto Atendimento) voltada à prevenção do câncer de mama, integrando ações do Outubro Rosa.
 
 
     As enfermeiras Francine Damé e Ingrid Fucks, que organizaram as atividades, informam que não é preciso agendar o atendimento neste dia. Todos os funcionários estarão participando da programação, inclusive e equipe do ESF Interior. 
 
     
     As instalações do Centro Materno Infantil estão recebendo uma decoração especial para recepcionar  as mulheres na quarta-feira, com tons de rosa e  muitos balões. O atendimento vai das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
 
 
      Entre os serviços disponíveis estão:  avaliação das mamas pela ginecologista, orientações sobre o auto exame das mamas, pedidos de mamografia e testes rápido de HIV, sífilis e hepatite C. Sessões de maquiagem e confraternização quando a equipe do Centro estará servindo bolo rosa às mulheres, também fazem parte da programação.
 
 
     O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele. Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) comprovaram que em 2014 aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no  Brasil. Embora o câncer de mama atinja, com maior frequência pessoas do sexo feminino, a doença também pode afetar os homens.
 
 
                       ATENÇÃO AOS SINTOMAS
 
- Mudanças no tamanho ou formato.
- Vermelhidão ou coceira na pele e ao redor do mamilo.
- Vazamento de um ou de ambos os mamilos.
- Inchaço na axila ou ao redor da clavícula.
- Nódulo ou espessamento que pareça diferente do restante do tecido da mama.
- Mudança na textura da pele, como enrugamento ou covas (aparência de casca de laranja).
- Inversão ou mudança de posição ou formato do mamilo.
- Dor constante na mama ou nas axilas.
 

Telefones Úteis