Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » Outubro Rosa teve 116 atendimentos no centro materno infantil

26/10/2015

Na quarta-feira, 21, houve  variada programação no Centro Materno Infantil (antigo Pronto Atendimento) voltada à prevenção do câncer de mama, integrando ações do Outubro Rosa.

 

As enfermeiras Francine Damé e Ingrid Fucks, que organizaram as atividades, ficaram muito satisfeitas com a receptividade da programação por parte das mulheres. Ao longo do dia o número de atendimentos chegou a 116. Todos os funcionários do Centro Materno se envolveram na  programação, inclusive e equipe do ESF Interior.

 

As instalações do Centro Materno Infantil receberam uma decoração especial para recepcionaras mulheres, com tons de rosa e  muitos balões. Bolo (na cor rosa) e refrigerante foram servidos com apoio das Padarias Shopping das Delícias e Ponto Doce. Farmácia Associadas e Mary Kay disponibilizaram duas funcionárias para maquiar as mulheres.

 

Entre os serviços disponibilizados estavam: avaliação das mamas pela ginecologista, orientações sobre o auto exame das mamas, pedidos de mamografia e testes rápido de HIV, sífilis e hepatite C.  Ao longo do dia trabalharam duas ginecologistas: Luana Duarte Winkler e Débora Clasen dos Santos. Já o  médico Diego D’Ávila Christoff realizou palestras educativas com relação a prevenção ao câncer de mama.

 

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele. Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) comprovaram que em 2014 aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil. Embora o câncer de mama atinja, com maior frequência pessoas do sexo feminino, a doença também pode afetar os homens.

 

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

 

Telefones Úteis