Notícias » Encruzilhada terá operações especiais da Brigada Militar

05/11/2015

O Comando do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), representado pelo major Fábio Vilnei da Silva Azevedo, Comandante de 2º BMP, o Subcomandante, capitão Silvio Silva, e o tenente Mário César Cassabone Mendes, comandante da Brigada Militar em Encruzilhada do Sul, esteve na manhã desta quinta-feira, 5, na Prefeitura, para apresentar soluções para o combate da criminalidade no município.

A Brigada Militar, atenta à preocupação da comunidade, que pede mais segurança, realizará, em parceria com os homens Pelotão de Operações Especiais (POE), conhecidos como “boinas pretas”, operações no municípios semanalmente. Conforme o comandante Azevedo, a Brigada Militar garante fazer o que estiver ao alcance para que os encruzilhadenses retomem a sensação de segurança. “Vamos fazer o possível para que a população fique mais tranquila. Sofremos hoje com sérias limitações financeiras que não nos permitem o aumento do efetivo policial no município, mas garantimos que vamos otimizar os recursos que já temos e realizar grandes operações de combate à criminalidade”.

O POE é um destacamento da Brigada Militar formado por policiais com altíssimo grau de treinamento e preparação para enfrentamento de casos de violência e prevenção de situações que colocam em risco a segurança da população.

Conforme o major Azevedo, o município vem recebendo operações especiais mensalmente, mas, por conta dos últimos episódios, serão feitas semanalmente abordagens e ações de policiamento em toda a cidade. Além disso, haverá aporte de diárias para deslocar policiais de Rio Pardo para auxiliar nas operações. “Não conseguiremos enviar todos os dias reforço no efetivo ao município, mas queremos ressaltar que estaremos atentos às demandas e que a população não ficará desassistida”, reforça.

RESPOSTA

A reunião nesta quinta-feira já foi uma resposta do Estado após a visita, na quarta, de uma comitiva encruzilhadense, liderada pela prefeita Laíse Gorziza de Souza, à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o grupo foi recebido pelo coronel  Jair Euclésio Ely, assessor direto do secretário  de Segurança, Wantuir  Francisco Brasil Jacini. A comissão do município relatou a preocupação com a escalada da violência em Encruzilhada nas últimas semanas, com casos de homicídio e assaltos à mão armada, entre outras ocorrências.

A prefeita citou também, entre outros aspectos, o tráfico de drogas como fator que tem impulsionado vários tipos de crimes, a extrema carência do efetivo na Brigada Militar e, por último, a falta de titular na Delegacia de Polícia local, uma vez que a delegada Luciana Peres Smith passou a desempenhar suas funções em Porto Alegre. Depois de ouvir as manifestações, o coronel assegurou que a comunidade encruzilhadense merece uma resposta e que a secretaria “vai melhorar a prestação de serviço no município”.

A comitiva encruzilhadense era integrada pela prefeita Laíse Gorziza de Souza, secretário de Obras Alvino Silveira Machado, secretária de Indústria e Comércio Maria da Glória Oliveira Tutenhagen Lopes,  chefe de Gabinete Odilka de Freitas Soares, presidente da Câmara Rosângela Maria Gemeli Nader, presidente da CDL, José Antonio Carvalho de Freitas, presidente do Sindicato Rural Roberto Bruno Brito, assessor do deputado Jerônimo Görgen, Fernando Moraes e representantes da imprensa.