Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » Abertas as inscrições para o Programa de Turismo Rural

16/11/2015

Os encruzilhadenses têm à disposição, a possibilidade de participar gratuitamente, do Programa de Turismo Rural, que será desenvolvido no município pelo SENAR/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura e do Sindicato Rural. Os interessados devem fazer a inscrição o mais breve possível junto à Secretaria Municipal de Indústria Comércio Mineração e Turismo, que funciona no Centro Administrativo Municipal.

 

O lançamento do programa ocorreu em encontro realizado terça-feira da semana passada no Sindicato Rural, com a palestra da turismóloga e mestre em turismo, Claudiana Y Castro. Ao final da palestra, cerca de 10 pessoas já se inscreveram. De acordo com o Senar, o número máximo por turma são 15 participantes. O programa se desenvolve ao longo de um ano e meio e inclui ao longo de 220 horas, dez etapas. Os participantes decidem em conjunto, os dias e horários das atividades. Em função do período de recesso do SENAR/RS e a necessidade de agendamento prévio das ações, ficou estabelecido de que as primeiras atividades do programa em Encruzilhada do Sul ocorrerão entre os dias 9 e 11 de março de 2016.

 

O evento contou com a palestra da secretária de Indústria Comércio Mineração e Turismo, Maria da Glória Tuhtenhagen Lopes; secretário de Agropecuária, Iberon Barros Gonçalves; presidente do Sindicato Rural, Roberto Bruno Brito e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ilo Cassep Azambuja.

 

Em sua palestra, Claudiana Castro explicou que as ações do Programa de Turismo Rural buscam identificar e implantar negócios de turismo ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações da população rural, com consequente diversificação e aumento da renda da propriedade. “Encruzilhada do Sul tem muita potencialidade neste setor, que pode, a partir da união dos empreendedores e envolvimento da comunidade, se transformar numa das principais fontes de renda do município”, salientou Claudiana.

 

A potencialidade turística do município foi destacada pelos participantes da reunião. O empresário Sérgio Schroeder, por exemplo, disse que “vários lugares da zona rural de Encruzilhada do Sul nada devem a nenhum outro lugar de outras cidades gaúchas que se caracterizam pelo turismo”, acrescentando ainda o Rio Camaquã como o mais limpo do Estado. A empresária Isabel Carraro também participou da palestra, revelando que a Lídio Carraro pretende investir no setor turístico em Encruzilhada do Sul.

    

    

 

Telefones Úteis