Notícias » Equipe do Setor de Alimentação Escolar recebe capacitação

17/11/2015

Nos dias 3 e 4 de novembro de 2015 na EMEF Machado de Assis foi realizado capacitação módulo II para os funcionários que trabalham na preparação da Alimentação Escolar dos alunos e higienização das escolas, professoras das escolas multisseriadas, direção das EMEFS e coordenação das EMEIS.

Dando continuidade no trabalho de educação nutricional, foi abordado pela nutricionista Lidiane M. dos Santos o tema “Viva melhor com menos sódio”, mostrando como o sódio em excesso pode elevar a pressão arterial, alimentos com maior teor de sódio, sugestões de temperos naturais/saudáveis e sugestões de como reduzir o sódio das preparações sem perder o sabor das refeições.

Além disso, a nutricionista trabalhou o tema  “mudar para quê?”, lembrando que somos seres feito de hábitos, repetimos e fazemos as mesmas coisas. “Gostamos do que é acomodado e confortável, mesmo quando isso faz mal” diz a nutricionista. Foi realçada a importância de mudar hábitos indesejáveis, como realizar as mudanças, ressaltando que para mudar precisamos de foco, ação, avaliação dos resultados, ajustes e melhoria contínua.

Finalizando a capacitação, a nutricionista Analie Nunes Couto abordou o tema “Boas Práticas no Serviço de Alimentação e Nutrição”, enfatizando cuidados como Higiene Pessoal, cuidados ao manipular alimentos, adequada limpeza e desinfecção de bancadas, pias, frutas e hortaliças, descongelamento e cozimento adequados, higiene segura nos ambientes da escola, cuidados para evitar as contaminações e intoxicações alimentares.