Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » Prefeitura e SENAR/RS realizarão os Programas Leitec e Alfa

23/11/2015

 

A Prefeitura de Encruzilhada do Sul e o SENAR/RS firmaram uma parceria para desenvolver no município, mais dois programas gratuitos e abertos à comunidade. Tal ação tem apoio do Sindicato Rural . Trata-se do Leitec (capacitação dos produtores de leite) e o Alfa (alfabetização de adultos no meio rural). Além destes, outro programa em conjunto já foi acertado pelas mesmas entidades: Turismo Rural, que já teve a palestra de sensibilização e o trabalho efetivo começa em março do próximo ano.

 

Na última sexta-feira o supervisor regional do SENAR/RS, Ricardo Lopes de Almeida esteve em Encruzilhada do Sul quando se reuniu com o secretário municipal de Agropecuária, Iberon Barros Gonçalves. Eles acertaram detalhes relativos ao desenvolvimento do Leitec. Em março próximo haverá uma palestra de sensibilização, quando um consultor do SENAR/RS irá abordar todos os aspectos relativos ao programa. Posteriormente os produtores interessados poderão se inscrever.

 

Já com relação ao Programa Alfa, a secretária municipal de Educação Cultura Desporto e Turismo, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski, está realizando um levantamento no meio rural, com o objetivo de verificar em quais regiões existem pessoas interessadas em frequentar as aulas. De acordo com o supervisor Ricardo Almeida, o SENAR/RS pode desenvolver no município tantas turmas quanto forem necessárias.

 

Ao município caberá ceder local para a realização das aulas, formar as turmas e indicar as pessoas que atuarão como professores. Tais instrutores passarão por um treinamento de capacitação feito pelo SENAR ao longo de uma semana em Santa Cruz do Sul, no mês de março de 2016. As aulas dos alunos inscritos começam em abril. Todas as despesas serão custeadas pelo SENAR.

 

PROGRAMA LEITEC

 

Tem como objetivo capacitar os produtores de leite em conhecimentos gerenciais e técnicos na produção de leite, abordando aspectos de gestão, solos, manejos, genética, sanidade e nutrição. O programa tem 120 horas de duração distribuídas em onze módulos. O mínimo de participantes por turma são 8 e o máximo, 12.

   

      Módulo 1: Diagnóstico da propriedade leiteira: 4 horas

     Módulo 2: Avaliação de resultado e diagnóstico: 8 horas

     Módulo 3: Gestão da propriedade leiteira:  12 horas

     Módulo 4: Manejo e fertilidade do solo: 12 horas    

     Módulo 5: Manejo da terneira e novilha: 12 horas

     Módulo 6: Manejo da vaca seca e em lactação: 12 horas

     Módulo 7: Reprodução e melhoramento genético: 12 horas

     Módulo 8: Manejo sanitário de bovinos de leite: 12 horas

     Módulo 9: Ordenha e qualidade do leite: 12 horas

     Módulo 10: Nutrição de bovinos de leite: 12 horas

     Módulo 11: Produção de forrageiras: 12 horas

 

 PROGRAMA ALFA

 

Tem como objetivo oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade, a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar. São 120 horas de alfabetização e as turmas devem ter entre 12 e 20 participantes. Os instrutores do curso podem ser pessoas que residem nas zonas onde haverão as turmas. As aulas ocorrem três vezes por semana. São três horas diárias.

 

 

Telefones Úteis