Prefeituara de Encruzilhada do Sul

Notícias » Município recebe coordenador regional da Defesa Civil

30/11/2015

O tenente Charles Luis Rosa da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil esteve em Encruzilhada do Sul, quinta-feira passada. Ele estava acompanhado pelo coordenador adjunto João Carlos Goulart Domingues. Encruzilhada do Sul e outros 26 municípios integram a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil IV, com sede em Pelotas. Eles estiveram reunidos com a prefeita Laíse Gorziza de Souza, secretário de Transportes Adilson José da Silva Janes (que também é o coordenador municipal da Defesa Civil) e o secretário de Obras, Alvino Silveira Machado.

Na pauta da reunião, entre outros assuntos, foram abordados aspectos legais do funcionamento da Defesa Civil e valores mínimos relativos a prejuízos, para que o Estado reconheça a situação de emergência, eventualmente decretada pelos municípios, ou seja: R$ 5 milhões no caso de Encruzilhada do Sul.

O coordenador Adilson Janes explicou que ainda em 2014, Encruzilhada do Sul instituiu seu Plano de Contingência relativo a Defesa Civil, aguardando a homologação do mesmo pelo governo do Estado do RS. “Nosso papel, inicialmente, é a prevenção das ocorrências e, posteriormente, em caso de sinistros, dar a primeira assistência aos atingidos. Logo a seguir, mobilizar os demais setores da sociedade para, em conjunto, continuar o atendimento”, mostra Adilson.

O secretário Alvino Machado destacou a existência no município do Corpo de Bombeiros Misto (militar e civil), como importante fator de atendimento à população, que tem contribuído de maneira efetiva com o bem estar dos encruzilhadenses.