Prefeitura de Encruzilhada do Sul 


Acesso Rápido

Notícias » PNAIC: O desafio da alfabetização na idade certa

03/12/2015

    Encruzilhada do Sul é um dos municípios que participam ativamente do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Criado em 2012 pelo governo federal, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos Estados e municípios, para assegurar a plena  alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

     Para o alcance desses objetivos, as ações do pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada  dos professores alfabetizadores. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e controle social e mobilização.

 

      Em Encruzilhada do Sul  a equipe do PNAIC é formada pela coordenadora Sílvia Bicca e orientadoras de estudo Arlete Santos Ferreira e Alzira Teresinha Silveira, todas integrantes da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto. Periodicamente elas recebem formação junto a Universidade Federal de  Santa Maria (UFSM) e depois a transmitem aos professores em Encruzilhada do Sul.

 

     Uma das últimas ações desenvolvidas entre a coordenadora, orientadoras de estudo e professoras que atuam no PNAIC no município, foi uma bela maquete  intitulada Cidade do Saber. Na maquete estão simbolizados os vários tipos de prédios públicos e privados que constituem uma cidade. Trata-se de um importante instrumento que pode auxiliar os professores no trabalho interdisciplinar junto aos alunos.

Telefones Úteis