Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Emoção marcou a posse dos novos integrantes do Conselho Tutelar

12/01/2016

   A importantíssima missão dos membros do Conselho Tutelar foi destacada pelas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na solenidade de posse, realizada na noite do último domingo, na Câmara de Vereadores. O encontro teve momentos de profunda emoção. Um destes momentos foi protagonizado pelo prefeito em exercício, Marco Antônio Grandini (Boca da Sucam), quando ele recordou que há 28 anos atrás, de passagem por Torres, tomou conhecimento do drama vivido por uma mulher  grávida. Como a mãe não tinha nenhuma possibilidade de criar o filho, Boca não pensou duas vezes e adotou o menino. Ele confessa ter passado por algumas dificuldades iniciais para criá-lo, missão que dividiu com a mãe, dona Adalgiza (Ziza), atualmente com 92 anos de idade. O prefeito em exercício disse de sua imensa satisfação pelo filho adotivo, Henrique Grandini (coordenador do SINE), que só lhe traz alegrias.

 

      Já o vereador Antonio Félix Batista Sodré (Periazinho), presidente em exercício do Legislativo, não conseguiu conter as lágrimas, e teve de interromper sua manifestação por três vezes. Ele se emocionou ao recordar que no período em que exerceu a função de secretário municipal de Assistência Social, conseguiu encaminhar a adoção de uma menina encruzilhadense por uma funcionária pública federal, residente em Recife. “Guardo até hoje, com muito carinho, o desenho de um coração feito pela menina numa folha de papel e que recebi de presente dela”, salientou Periazinho.

     A juíza de Direito, Cleusa Maria Ludwig afirmou que não se pode trabalhar sem emoção, quando as ações dizem respeito a crianças e adolescentes. “Não estamos lidando com objetos ou coisas, e sim com pessoas e neste aspecto a emoção é fundamental”, disse.

 

     Tanto o prefeito em exercício, Boca da Sucam,  como o presidente da Câmara de Vereadores, Pereazinho,  revelaram a disposição de repassar um novo veículo ao Conselho Tutelar, que desde 2006 utiliza um Santana 2001. O Legislativo encruzilhadense vai adquirir um novo veículo em fevereiro próximo e   em seguida, repassar  ao Conselho o atualmente usado pelos vereadores.

 

     Depois de parabenizar os conselheiros, a juíza de Direito Cleusa Ludwig voltou a destacar a importância do trabalho desenvolvido por eles. Ela mostrou que os conselheiros possuem como alvo de seu trabalho, crianças e adolescentes que não tem voz, não fazem protestos públicos e muitas vezes são sufocados e calados pelas famílias com as quais convivem. Dessa forma, cabe ao conselheiro identificar, já na primeira visita às famílias, situações muitas vezes negadas e escondidas pelos familiares dos adolescentes ou crianças que tem seus direitos violados.

 

     A secretária de Cidadania e Inclusão  Social, Nádia Nunes Soares, parabenizou os conselheiros que tomavam posse, recordando sua missão de zelar pelo bem estar das crianças e adolescentes. Ela destacou que atualmente o Conselho Tutelar atende cerca de 300 pessoas a cada mês e acompanha em torno de 170 famílias, entre diversas outras ações. Na Casa de Passagem estão dez crianças. Nádia qualificou o encontro como o primeiro passo para a formação da rede municipal de proteção a criança e adolescente. A rede, que vai contar com as várias entidades civis e representantes dos três Poderes, dará mais eficácia nas ações de cada um destes organismos. Ontem (terça-feira), ocorreu no CRAS Arthur Roberto Lau mais um passo na criação da rede municipal. Pela manhã foi realizada uma capacitação dos conselheiros e, pela tarde, foi esclarecida qual a participação  legal de cada entidade na proteção das crianças e adolescentes.

 

        NOVOS CONSELHEIROS: A presidente do COMDICAESUL, Cristiele Borba Marques, entregou o diploma aos novos integrantes do Conselho Tutelar. Os titulares são: Cassiano Nunes Carvalho, Marisa da Cunda Escouto, Celso Vicente Franco Dias, Denise Fátima Machado  e Maria Elaine Pedroso Sevezysnki. Destes, apenas Cassiano Carvalho já vinha exercendo a função. Celso Dias já foi conselheiro em outro período.

 

    Os conselheiros suplentes são: Milene Moch Damé, Rita Luciane Cassabone Lopes, Maria Gabriela Santos, Magda Maria Cruz Ribeiro e Jussara Morales da Silveira.

 

    Na primeira reunião entre os conselheiros ocorrida na manhã de segunda-feira, eles escolheram como coordenador, Celso Dias e secretária, Denise Machado. A coordenação é válida para o período de seis meses.

 

       SAIBA MAIS: A ação do Conselho Tutelar tem o grande potencial de contribuir para a efetivação no que tange ao atendimento à infância e adolescência. O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Isso significa que ele é vinculado na esfera administrativa à Prefeitura, sem prejuízo, no entanto à sua autonomia na tomada de decisões. Essa vinculação ao Poder Executivo, exige que haja uma relação ética e responsável entre o Conselho e a Administração Municipal, além da necessidade de cooperação técnica envolvendo as Secretarias, Departamentos e programas municipais voltados para a criança e adolescente. Como um dos operadores da política de atendimento, o Conselho Tutelar deve contar com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAESUL), do Judiciário, das entidades civis que trabalham com a população infanto-juvenil e principalmente da população em geral. Todos esses atores devem zelar pelo bom funcionamento do Conselho Tutelar e pela correta execução de suas atribuições legais.

 

      FUNCIONAMENTO: O Conselho Tutelar funciona no segundo piso do Banco do Brasil (com entrada pelos fundos), das 8h12min até 11h45min e das 13h30min às 15h30min. Fora deste período sempre existe um conselheiro de plantão que pode ser acionado pelo 9618 1550.  E-mail do Conselho Tutelar: ctencruz@yahoo.com.br

 

     COMDICAESUL: Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2015/2017), representam as Secretarias Municipais da Administração, Educação, Cidadania e Saúde, CPMs, diretores das escolas , ONGs e entidades. São eles: Vaneza Pinto da Silva, Rosimere Andrade Nascente, Alzira Terezinha Silveira Terres, Neila Maria Borba, Margarida de Jesus Damé Almeida, Cleusa Muller da Rosa, Cristiane Freda de Azambuja, Juliana da Silva Luz, Cláudia Regina Nunes Morales, Almiro Voese, Regis Freitas Fraga, João Batista Fontoura Cardoso, Cristiele Borba Marques, Cléo Oliveira, Viviane Cassabone Lopes e Juliane Cardoso Santos.

 

 

    A diretoria tem como presidente, Cristele Borba Marques; vice, Margarida de Jesus Damé Almeida; secretária, Alzira Terezinha Silveira Terres e segundo secretário, Régis Freitas Fraga.

Telefones Úteis