Notícias » Abertura oficial da colheita da uva será em Encruzilhada do Sul

15/01/2016

A fruticultura é um dos setores de maior expressão na economia do município, sendo que a uva vem obtendo crescente destaque, tanto através dos investimentos feitos por grandes empresas como por pequenos produtores. Atualmente  existem no município 600 hectares ocupados pela cultura, cujos frutos rendem vinhos e espumantes  já premiados em vários dos mais importantes concursos no mundo.

A importância do município no setor fez com que este ano a abertura oficial da colheita da uva ocorra em Encruzilhada do Sul. O evento ocorre  dia 5 de fevereiro a partir das 9 horas na Casa Valduga. A programação está sendo organizada em conjunto pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Prefeitura. Já está confirmada a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori. A vindima também vai contar com a participação de secretários de Estado, deputados estaduais  e federais bem como lideranças de vários setores de Encruzilhada do Sul e municípios da região.

Ontem, quinta-feira, o prefeito em exercício, Marco Antonio Grandini (Boca da Sucam) esteve visitando a Casa Valduga, local escolhido pelo Ibravin para a vindima. Ele estava acompanhado pelos secretários de Agropecuária e Indústria e Comércio, Iberon Barros Gonçalves e Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes, respectivamente. Os representantes do Executivo Municipal foram recebidos pela agrônoma Cibele Medeiros.

Ela é encruzilhadense , responsável técnica pelo plantio em Encruzilhada do Sul e faz mestrado em Pelotas.