Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Associação promove campanha de prevenção ao câncer de pele

22/01/2016

     Durante todo  o dia da última quinta-feira,  uma equipe da AAPOT (Associação de Assistência a Pacientes  Oncológicos e Transplantados) esteve na Praça Dr. Ozy Teixeira, desenvolvendo ações de prevenção ao câncer de pele. A AAPOT tem sede em Santa Cruz do Sul e percorre municípios da região, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da exposição ao sol e lembrar às pessoas  sobre a importância dos cuidados com a pele. Conforme o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, correspondendo  a 25% de todos os tumores malignos registrados no país.

 

     Ao longo do dia, a equipe da AAPOT, integrada pela encruzilhadense e jornalista Bianca Cardoso e assistente social Cristiane Couto, distribuíram folhetos informativos e ensinaram o uso correto do protetor solar. A atividade teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que foi representada na atividade de prevenção pelas funcionárias Juliana Luz e Gabriela Batista. O prefeito em exercício, Marco Antônio Grandini (Boca da Sucam) esteve na Praça, juntamente com a vereadora Rosângela Maria Gemeli Nader, e conversou com as representantes da AAPOT.

 

    Em Santa Cruz do Sul a AAPOT possui escritório na Rua Amapá, 170 (ao lado do Hospital Ana Nery) e Casa de Hospedagem na Avenida Euclides Kliemann, 1793. A associação é uma entidade sem fins lucrativos, mantida apenas por doações da comunidade e empresários. Tem por finalidade proporcionar estadia e atendimento social à pacientes encológicos e transplantados de baixa renda que residam em Santa Cruz do Sul e municípios da região. Entre os serviços disponibilizados estão o atendimento  com assistente social, nutricionista, psicólogo, hospedagem para paciente e seu responsável, alimentação, atividades ocupacionais com voluntários, fraldas, cesta básica, medicamentos, vale-transporte e órtese.

 

     O QUE É O CÂNCER DE PELE? O câncer de pele é um tumor que tem origem nas células da pele que se transformaram e se multiplicam de forma desordenada. O principal fator envolvido é a exposição repetida e prolongada à radiação solar ultravioleta

 

     PRINCIPAIS FATORES DE RISCO: Histórico familiar de câncer de pele. Exposição prolongada e repetida ao sol, isso conta-se desde a infância e adolescência. Pessoas com pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros. Pessoas que trabalham por longos períodos expostas ao sol, sem proteção adequada.

 

     COMO PREVENIR: Use sempre protetor solar com fator mínimo de proteção 30. Procure usar chapéu e/ou boné e óculos escuros. Evite expor-se ao sol nas horas mais quentes do dia, que compreende das 10h às 16h. Se for inevitável expor-se ao sol durante jornada de trabalho, utilize calça comprida e camisa de manga longa.

 

     SINAIS DE ALERTA: Machas que coçam, escamam, sangram ou ardem. Mudança na textura e cor da pele. Pintas ou sinais que mudam de cor, forma ou tamanho. Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

     Saiba mais acessando www.aapot.com.br

     

Telefones Úteis