Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Integrantes da Rede de Proteção à Criança e Adolescente terão capacitação

01/02/2016

       Ao longo de todo o dia 11 de fevereiro, integrantes dos vários órgãos públicos do Estado e município, que integram a Rede de Proteção à Criança e Adolescente, estarão participando de uma capacitação que será realizada no Sindicato Rural.

 

       O funcionamento desta Rede, de forma ágil e adequada, é uma das metas da secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Nádia Nunes Soares, desde sua posse. Nesta atividade ela conta com apoio da juíza de Direito, Cleusa Maria Ludwig. No dia 12 de janeiro foi realizada a primeira reunião no CRAS Arthur Roberto Lau, com integrantes da Secretaria de Cidadania, Poder Judiciário, OAB, COMDICA, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, PIM, Casa de Passagem e agentes comunitários  de saúde. O grupo voltou a se reunir no último dia 25, quando foi agendada a capacitação em 11 de fevereiro.  Neste dia não haverá atendimento na Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, bem como no CRAS/CREAS e Bolsa Família. Já o Conselho Tutelar atenderá somente pelo plantão 9618 1550. Dois palestrantes serão os responsáveis pela capacitação: Marco Aurélio Alves e Odete Migliavaca Pacheco.

 

     Marco Alves é gestor do Instituto Brasileiro da Pessoa. Iniciou sua vida profissional nos anos 80 como produtor cultural e professor de artes cênicas tendo estudado e lecionado na Escuela Teatro Imagem, no Chile. Especializou-se em Gestão de Cidades, tendo frequentado curso sobre elaboração de projetos oferecidos pela Unesco. Atuou como secretário municipal nas áreas de Cultura e Turismo, Planejamento e Desenvolvimento Social nas cidades de Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Três Passos. Presidiu a Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior e, na Assembleia Legislativa do RS, foi secretário da Frente Parlamentar de Combate a AIDS  no RS. Atualmente é conselheiro estadual da Cultura. Escreve artigos sobre direitos humanos para importantes veículos de comunicação. Em 2015 ministrou palestras ou formações em diversas cidades do RS.

 

     Odete Pacheco é professora, ex-diretora de escola, especialista em Literatura Brasileira, conselheira tutelar por quatro gestões em Gravataí, atual membro do COMDICA de Gravataí, ex-representante da região Sul no Fórum Nacional dos Conselheiros Tutelares. Também atua como gestora na área de desenvolvimento humano voltada  a idosos.  É integrante do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, diretora de teatro e palestrante sobre humanização nas relações. Em 2015 ministrou formações de preparo aos novos conselheiros tutelares em vários municípios gaúchos.

 

   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA CAPACITAÇÃO

     - As atribuições do CRAS, CREAS e rede de  serviços

     - O papel dos Conselhos Municipais da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Idoso, Mulher, Juventude e outros.

     -  A função, metas e desempenho do Conselho Tutelar

     - O entendimento da nova constituição familiar

     - As áreas prioritárias de atenção à infância

     - O universo desconhecido da adolescência

     - Orientação básica sobre dependência química

     - A gravidez na adolescência, sexualidade e DSTs

     - Humanização no atendimento nos serviços públicos

     - A compreensão das relações e papéis na rede protetiva

     - Conhecendo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

 

Telefones Úteis