Notícias » Produtores de uva vão criar associação

11/02/2016

Depois da abertura oficial da vindima no RS, ocorrida na manhã de quarta-feira passada na Casa Valduga, produtores de uva se reuniram no Sindicato Rural a partir das 14 horas. A pauta do encontro foi relacionada a criação de uma associação formada por produtores do setor. O projeto vem sendo defendido pelas Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Agropecuária, que promoveram um encontro inicial com tal objetivo no final do ano passado.

César Liedmair, presidente da Associação dos Vitivinicultores do Extremo Sul (Vitisul) participou do encontro, fazendo um relato do trabalho desenvolvido pela entidade, fundada há três anos.

Um dos principais temas debatidos durante o encontro no Sindicato Rural, foi relacionado a área de abrangência da Associação, que pode congregar apenas produtores de Encruzilhada do Sul ou municípios da região. Juarez Valduga defendeu a criação de uma associação com produtores de Encruzilhada do Sul. Ele justificou dizendo que o município tem todas as condições de desenvolver plenamente o setor em todos os aspectos, incluindo o turismo. Juarez Valduga foi um dos principais idealizadores do Vale dos Vinhedos, região que atualmente recebe cerca de 300 mil turistas ao ano. “Há 20 anos o Vale dos Vinhedos não recebia nenhum turista.

Podemos fazer o mesmo em Encruzilhada do Sul, desde que exista aunião neste sentido”, garantiu.   O Vale dos Vinhedos ocupa uma área de 87 quilometros quadrados no triângulo formado pelos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. A maioria das manifestações defendeu a formação da associação apenas com produtores de Encruzilhada do Sul. No entanto o assunto voltará a ser analisado.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 21 de março às 18 horas no Sindicato Rural. Os produtores criaram uma comissão para organizar a reunião, com apoio da Prefeitura. A comissão é formada por AntonioAgostinho Czarnobay, Cibeli Medeiros Santos e Cássio Rassier Silva.

PROJETOS: Durante a reunião, Miguel Machado, representando as Secretarias de Indústria e Comércio e Agropecuária, fez a apresentação de dois projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura.

O primeiro é chamado de CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Espaço do Vinho. A iniciativa pretende recuperar um prédio antigo localizado na frente do Centro Municipal deEventos, onde  haverá serviços relacionados ao turismo, exposição de produtos locais e um auditório com capacidade para 15 pessoas.  O investimento previsto é de R$ 748 mil, sendo que os recursos estão sendo buscados junto ao Ministério do Turismo.

Outro projetoé o Centro Comercial das Agroindústrias, previsto para ser construído no Centro Municipal de Eventos. A estruturatem espaços para a venda de produtos agropecuários característicos de Encruzilhada do Sul. R$ 1,8 milhão é o investimento previsto, cuja importância será buscada junto ao governo federal.Âncora