Notícias » Pelo menos 150 municípios deixam de investir no Carnaval por dificuldades financeiras

11/02/2016

O resultado final de pesquisa realizada pela Famurs aponta que 151 municípios gaúchos não vão destinar recursos para a realização do carnaval em 2016. O levantamento contou com respostas de 193 prefeituras. A decisão de não investir na festa popular é consequência da crise financeira enfrentada pelos municípios. Conforme pesquisa da Federação, as prefeituras gaúchas tiveram perda de R$ 956 milhões em 2015 relativo à redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS. "Não destinar verba para um evento importante como o carnaval demonstra como o ano começou difícil para os gestores municipais”, lamenta o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador.

Das 193 prefeituras consultadas, 34 vão aplicar em outras áreas os recursos originalmente reservados ao carnaval. É o caso de Santa Maria, que vai repassar o dinheiro para investimentos em infraestrutura. O município de Estação, no Alto Uruguai, vai poupar R$ 16 mil com o cancelamento da festa popular. Segundo a prefeitura, o recurso será investido na reforma de uma escola de educação infantil. As cidades de Júlio de Castilhos e Catuípe também não terão carnaval devido à crise financeira.

Formigueiro, no centro do Estado, manterá o festejo, mas investirá menos que em 2015. Com a economia, o município vai repassar R$ 35 mil para as áreas de obras e saúde. São Luiz Gonzaga, nas Missões, vai destinar ao carnaval um valor menor do que no ano passado. A quantia poupada será aplicada na saúde. As prefeituras de Tupandi e Triunfo também reduziram as verbas investidas no evento. Fonte: Famurs