Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Abertas as inscrições gratuitas para a escola de judô

15/02/2016

                         

     Praticar o judô significa ter muitos benefícios tanto para o corpo físico como o desenvolvimento de aspectos disciplinares e parte espiritual. Em Encruzilhada do Sul, tal prática está disponível à comunidade em geral, através do projeto Judô Para Todos, desenvolvido pela Prefeitura.

 

     Na semana passada estiveram reunidos a secretária municipal de Educação Cultura e Desporto, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski;  coordenador do Departamento Municipal de Desporto, Anderson Silva Rosa;  o vereador e dirigente da Assonaju, Fabiano Soares de Freitas e o sensei Nelson Ferraz. Eles acertaram detalhes da abertura das inscrições para a escola de judô.

 

     Os interessados (ambos os sexos)  devem fazer a inscrição no Departamento Municipal de Desporto, localizado junto ao ginásio de esportes Mesquitão , de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Idade mínima: 5 anos

 

      As aulas são ministradas pelo sensei Nelson Ferraz, em horários diversos, nos seguintes locais: ginásio de esportes Danilo Cassep, ginásio da Cohab e Associação Comunitária do Alto Alegre.

 

     Atualmente cerca de 100 jovens participam das aulas de judô. Aqueles que se destacam são filiados à Federação Gaúcha de Judô pelo sensei Nelson Ferraz e disputam competições oficiais fora do município, representando a ASSONAJU.

 

    Duas competições internas envolvendo os judocas de Encruzilhada do Sul já estão agendadas:  no dia 16 de abril será realizada a 3ª Copa Escolar de Judô (disputa entre os educandários) e no dia 16 de julho, a 3ª Taça Judô Para Todos (disputas individuais).

 

     Maiores informações pelo telefone 3733 1587 do Departamento Municipal de Desporto.

 

                                 SAIBA MAIS SOBRE O JUDÔ

 

    Criado há pouco mais de cem anos no Japão, o judô é uma arte marcial suave que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência. Nesta arte japonesa não é permitido empurrar, chutar e nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticante cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.

 

    FAIXAS:  Não existe uma idade limite para se iniciar no judô, mas quanto antes, melhor, pois o aprendizado é para toda a vida.  O caminho a percorrer é longo. A faixa branca é a do principiante, passando depois para a cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois da preta, tem ainda o dan (grau) da coral e da

vermelha. O atleta atinge a faixa preta quando está no máximo de seu vigor físico, na juventude e depois passa a aprimorar a  força mental e espiritual na maturidade.

     O praticante de judô melhora o condicionamento físico e ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen.

 

Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência. Além  disso destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Prova disso é que, no Japão, o judô, é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, exército e aeronáutica), por colaborar no desenvolvimento destes valores.

 

     ONDE PRATICAR O JUDÔ? O judô deve ser praticado num local especialmente projetado, conhecido como dojô. Neste local deve haver um piso especial denominado tatame, que tem  a propriedade de absorver impactos, e assim diminuir potenciais lesões que poderiam ocorrer durante a prática. Tal como um mosteiro, o dojô é um lugar sagrado onde as pessoas vão aperfeiçoar o corpo e a mente.

 

     VESTIMENTA: O conjunto de jaqueta, calça,  e faixa usadas na prática do judô  é chamado de judogui. A jaqueta e a calça são brancas ou azuis e a faixa varia de cor conforme a graduação do usuário. Iniciantes sem qualquer graduação usam faixa branca. Quando atingirem a graduação de kiyu, usam faixas coloridas.

 

     BENEFÍCIOS NA PRÁTICA DO JUDÔ

     Desenvolve o corpo

     Desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e flexibilidade

     Desenvolve a disciplina

     Desenvolve a capacidade de analisar a realidade que o cerca

     Desenvolve os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito

     Fortalece a parte espiritual

 

Telefones Úteis