Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Participação popular é a marca do Bumba-meu-boi

16/02/2016

      A principal característica do folguedo Bumba-meu-boi é a participação popular. É este aspecto que garante já há mais de cem anos o sucesso da festa. “No Bumba-meu-boi ninguém é apenas expectador e sim participante da festa. Todos podem e participam junto conosco das brincadeiras”, mostra o coordenador da manifestação popular Diogo Silveira Kucharski. E esta afirmação mais uma vez foi comprovada desde a saída do Bumba-meu-boi da Rua 4 de Dezembro. Já no início da festa, dezenas de pessoas de todas as idades aguardavam o Bumba-meu-boi,  que naquela rua iniciou as visitas às  residências e empresas.

 

      Antes disso, como fazem nos últimos anos, o grupo coordenado por Diogo se reuniu para preparar a festa e se concentrarem. Todos rezaram pedindo proteção tanto para o grupo do folguedo como para o público participante da festa. Diogo estava bastante emocionado. Paulo, seu pai, falecido em outubro passado, depois de muitos anos não estava presente. Por outro lado, o pequeno Rafael, com 6 anos de idade, acompanha o Bumba-meu-boi desde o nascimento e estava muito feliz e ansioso pelo início da festa. Ao lado da mãe Josseane, Rafael segurava uma sacola cheia de balas. “ Foi ideia dele distribuir as balas do boi para as crianças”, contou Josseane.

 

      Além de Diogo, integram a equipe do Bumba-meu-boi o “veterinário” Josimar, Willian (berrante), Edinho, Beto, Lisandro, Valdecir, Aulcimar, Andrio Felipe, Edejar e Taylor.

 

     Depois de sair pela 4 de Dezembro, o grupo percorreu  a Avenida Coronel Honório Carvalho e Conde de Porto Alegre, ingressando na 15 de Novembro em  direção a Praça dr. Ozy Teixeira. No trajeto são diversas paradas em residências e empresas.  No centro da cidade a festa tem seu ponto máximo, com as brincadeiras do boi que em determinados momentos fica parado para ser “reanimado” e logo em seguida sai correndo perseguindo as crianças.

 

      Na Praça Dr. Ozy Teixeira a comitiva do Bumba-meu-boi foi recepcionada por diversos secretários, entre os quais a titular da pasta da Educação, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski. O Bumba-meu-boi teve apoio da Prefeitura Municipal.

 

 

Telefones Úteis