Notícias » Comunidade se mobiliza contra o Aedes aegypti

16/02/2016

Na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a participação de todos os encruzilhadenses é essencial. Todos devem tomar os cuidados em sua casa ou ambiente de trabalho. Só desta forma Encruzilhada do Sul pode continuar livre do mosquito.

No sábado passado foi realizado em todo o Brasil o Dia D de combate ao Aedes. No município as ações se concentraram na Praça Dr. Ozy Teixeira. A prefeita Laíse Gorziza de Souza, secretários municipais e funcionários da Secretaria de Saúde distribuíram folhetos com informações relativas ao controle do Aedes.

Além dos dez agentes de endemia, outros 50 agentes comunitários de saúde estão percorrendo todas as residências e empresas do município, visando manter Encruzilhada do Sul livre do mosquito.

Confira alguns cuidados para evitar o acúmulo de água, onde o município pode se reproduzir:

Fechar caixas d’água, tonéis e latões

Limpar com escova os bebedouros dos animais

Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo

Guardar pneus velhos sob abrigos

Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia

Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas

Manter a piscina tratada

Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas

Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira