Notícias » Comitê vai coordenar ações de combate ao Aedes aegypti

23/02/2016

Assim como nos demais municípios do Brasil, está ocorrendo uma grande mobilização em Encruzilhada do Sul no sentido de combater o mosquito Aedes aegypi, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Na semana passada ocorreu uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, quando foi criado o comitê que vai coordenar as ações de enfrentamento ao mosquito.

O comitê é formado pelas enfermeiras Iuri Cardoso, Maria Ilce Moraes Rosa, Jozoe Silva, Joao Benedito e Marco Antônio Grandini (Boca da Sucam). Estes três últimos são funcionários do Ministério da Saúde, cedidos, sem ônus ao município, juntamente com mais outros sete servidores.  Eles já vinham trabalhando no combate ao Aedes a agora recebem o reforço de mais 50 agentes comunitários de saúde (os quais atuam na cidade e zona rural). Os agentes de saúde trabalham de forma educativa junto as famílias que atendem. Ao contrário dos funcionários do Ministério da Saúde, os agentes não realizam aplicações de larvicida.

Ficou estabelecido que os membros do comitê se reunirão ao menos uma vez por semana. No mesmo dia já foi realizado um encontro com os representante do Corpo de Bombeiros, que se integraram ao trabalho de prevenção. Ficou acertado de que denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes, podem ser comunicadas, de forma sigilosa, para o 3733 3733.

ORIENTAÇÕES

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito).

Não deixe água limpa parada em recipientes como garrafas, pneus, copinhos descartáveis e pratos de vasos de plantas.

Também não esqueça de tapar piscinas, cisternas, poços caixas- dágua, tambores e outros depósitos de água.