Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Jornada Pedagógica abriu o ano letivo na rede municipal de educação

26/02/2016

           

     A Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude promoveu, na tarde e noite da quinta-feira, dia 25, a Jornada Pedagógica. Tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade no ensino, o evento reuniu cerca de 300 profissionais de escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental.  A Jornada é o início do ano letivo  para os professores e profissionais da educação da rede municipal que se preparam para o retorno às aulas na próxima segunda-feira, dia 29. Pela tarde,  a partir das 14 horas, todos os profissionais estiveram reunidos no Salão Paroquial. E durante a noite, a partir das 18h30min as palestras foram realizadas em três locais: Câmara de Vereadores, Anexo da E.E.E.B. Borges de Medeiros e Salão Paroquial, com temas específicos de acordo com as séries onde os professores trabalham.

     A solenidade de abertura contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski, presidente do Conselho Municipal de Educação Valkíria Cruz Zaikoski e presidente do SINPE (Sindicato dos Profissionais da Educação de Encruzilhada do Sul), Leandro Costa Silva. A secretária Rita justificou a ausência da prefeita Laíse Gorziza de Souza, eis que ela se encontra em Brasília. Depois de dar as boas-vindas aos professores, Rita manifestou sua satisfação em coordenar a Secretaria cujos profissionais recebem o Piso Nacional e possuem um terço de hora atividade. Ela ainda destacou a presença de um monitor em cada escola que possuem alunos incluídos e laboratórios de aprendizagem. Rita salientou o diálogo permanente mantido com o Conselho Municipal de Educação e o SINPE. Revelou que na próxima semana haverá uma reunião com o Sindicato visando estabelecer em conjunto um calendário de pagamento do reajuste do Piso Nacional de 11,36%, válido desde janeiro deste ano.

 

       Leandro Silva, presidente do SINPE, diz reconhecer as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios em geral, destacou a importância do Sindicato nas ações em benefício de seus associados e garantiu que a entidade vai continuar dialogando como forma de buscar e manter conquistas. Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Valkíria Zaikoski desejou a todos um bom ano letivo, acrescentando: “Desenvolvam, cada um de vocês, o trabalho com muito amor e sejam felizes nas escolas onde estão”.

 

    A primeira palestra da Jornada Pedagógica foi realizada por Rejane Cavalheiro  que abordou o tema Planejamento e ética e foi acompanhada por todos os profissionais da rede municipal de educação. Rejane é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação. Atualmente desenvolve estudos de Pós-Doutorado em Educação pela UFSM.

 

      Rejane Cavalheiro realizou outra palestra no Salão Paroquial pela noite, intitulada Práticas na Educação Infantil, atividade destinada aos professores que atuam na Educação Infantil. Os profissionais também acompanharam a partir das 18h30min, mais uma palestra: Metodologia da Educação Infantil, desenvolvida por Armgard Lutz. Graduada em Letras, ela é mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI) e doutora em Educação pela UFRGS.

 

     Os professores que atuam do 6º ao 9º ano se reuniram a partir das 18h30min no Anexo da E.E.E.B. Borges de Medeiros, para a palestra Educação do Campo.  Mariângela Kohls, especializada em supervisão escolar e Enildo Carvalho, doutor em História do Brasil pela UNISINOS foram os responsáveis pela atividade.

 

     Já na Câmara de Vereadores o tema da palestra direcionada aos professores  do 1º ao 5º ano foi Alfabetização. O trabalho esteve a cargo da doutora e mestre em Educação pela UFRGS, Sandra Monteiro Lemos.

Telefones Úteis