Prefeituara de Encruzilhada do Sul

Notícias » Campanha recolheu 20 toneladas de lixo eletrônico

31/05/2016

O secretário municipal de Obras, Alvino Silveira Machado, está comemorando o sucesso da campanha de coleta de lixo eletrônico em Encruzilhada do Sul. A iniciativa, pioneira no município, foi realizada no último sábado e recolheu, das 9 às 17 horas, vinte toneladas do material. A ação foi fruto de uma parceria da Prefeitura com a empresa Natusomos, de Horizontina, uma das poucas no Estado dedicadas a este segmento. O material foi levado para Horizontina onde a Natusomos faz o desmonte e descaracterização das peças, encaminhando, posteriormente, para usinas ou empresas que fazem a reciclagem.

Desde o momento que a carreta da Natusomos estacionou na Praça Dr. Ozy Teixeira, teve início o movimento das pessoas que traziam o lixo eletrônico depositado há bastante tempo em suas casas. Grande parte  era composta por televisores. Muitos empresários também aproveitaram a ocasião e se desfizeram de máquinas e computadores, principalmente.

Os elogios pela campanha eram frequentes.  O empresário Luciano Vargas Job disse se tratar de uma ótima iniciativa, eis que até então não havia como descartar corretamente o lixo eletrônico. “Agora consegui esvaziar uma peça das instalações da empresa que estava tomada pelo lixo eletrônico”, revela Luciano.

No sábado, o recolhimento do material teve apoio do Corpo de Bombeiros (que mobilizou uma viatura) e da Corsan (com três viaturas). As quatro unidades percorreram , ao longo do dia, os bairros recolhendo o lixo eletrônico. O gerente da Corsan, André Weiller, participou do trabalho e disponibilizou seu automóvel particular. “Nosso agradecimento especial à Corsan e ao Corpo de Bombeiros pelo auxílio que  prestaram à comunidade”, destaca o secretário Alvino. Também trabalharam  no projeto, ao longo de sábado, os funcionários Amair, Robert, Claudiomiro (Cacau), Carlos (Pai Pedro) e Isabel, da Secretaria de Obras.

Devido ao sucesso da campanha, o secretário Alvino revela que iniciativa semelhante será novamente realizada em pouco tempo.