Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Secretaria de Cidadania lança livro de receitas

29/11/2016


      Um encontro realizado pela SecretariaMunicipal de Cidadania e Inclusão Social reuniu cerca de 200 pessoas no Salão Paroquial. O objetivo do encontro foi a confraternização entre os participantes de cursos e oficinas desenvolvidos pela Secretaria ao longo do ano de 2016 e o lançamento de um livro de receitas. A prefeita Laíse Gorziza de Souza participou do encontro, juntamente com a chefe de gabineteOdilka de Freitas Soares, secretaria de Cidadania, Nádia Nunes Soares, secretário de Administração Pedro Florisbal Machado e secretaria de Educação, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski. O evento ainda contou com a presença do supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ricardo Almeida, presidente do Sindicato Rural, Roberto Bruno Brito e o padre Silvino.
    O evento foi aberto com a apresentação do coral formado pelo grupo de idosos que frequentam o CRAS, coordenado por Rodrigo Rocha, que também animou o evento com músicas.
     Ao longo do ano a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social desenvolveu vários cursos gratuitos,através de sua equipe volante, em parceria com o Senar e Sindicato Rural. Esta parceria foi destacada por Ricardo Almeida, como bastante positiva e ele destacou: “Nunca realizamos tantos cursos em Encruzilhada do Sul como nos últimos quatros anos”. Confira a relação dos cursos desenvolvidos em 2016.
CURSO                                                          LOCAL                                     FAMÍLIAS ATINGIDAS
Processamento de frutas                            Vau dos Prestes                           11
Processamento de frutas                             Corredor do Meio                      11
Tecelagem com lã crua                                 CRAS Arthur Lau                        06
Processamento de frutas                             Abranjo                                        13
Macramê                                                         Maria Santa                                10
Macramê                                                         Coxilha das Figueiras                11
Artesanato em palha de milho                   Assentamento Pe. Reus            11
Eletricista rural                                              Assentamento Vassoural          07
Embutidos e defumados                             Pinheiro                                        10
Panificação caseira                                       Assentamento Pe. Reus             10
Panificação caseira                                       Associação Avelino Prestes        10
Artesanato em porongos                            Vau dos Prestes                             12
Panificação caseira                                       Corredor do Meio                         10
Bolachas e salgados                                      Chapada-Aprodech                      11
Artesanato em porongos                             Vau dos Prestes                            11
Bolachas e salgados                                      Abranjo                                          11
Aproveitamento integral de alimentos     Assentamento Segredo Farroupilha 08
Aproveitamento integral de alimentos     Chapada-Aprodech                      10
Produção de hortaliças básicas                   Coxilha das Figueiras                   11
Bolachas e salgados                                      Moinho                                          11
Bolachas e salgados                                      Tabuleiro                                        08
Manutenção de tratores agrícolas             Assentamento Segredo Farroupilha 06
Operador de tratores                                   Assentamento Segredo Farroupilha 06
49 OFICINAS ATENDERAM 490 FAMÍLIAS
Além dos cursos realizados em parceria com o Senar e Sindicato Rural, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social realizou, ao longo do ano,49 oficinas culinárias com a participação de 490 famílias. Os encontros foram realizados em associações comunitárias e nas instalações dos Centros de Referência de Assistência Social do Município. As oficinas levaram informações relacionadas aos métodos de cozimento de alimentos, visando à qualificação individual, assim como possibilitar a geração de renda à medida em que os participantes melhoram seus conhecimentos e decidem empreender no ramo de alimentos.
     Durante o encontro no Salão Paroquial, a Secretaria de Cidadania lançou um livro de receitas intitulado Cozinhando com Amor. A publicação, com 46 páginas tem prefácio da nutricionista Cláudia Duarte e traz receitas das oficinas culinárias do CRAS ministradas pela oficineira Clarice Oliveira Rassier. O livro foi distribuído gratuitamente para todos os participantes das oficinas.
GERAÇÂO DE RENDA:A agricultora RoseleiCarteri  estava na confraternização no Salão Paroquial. Ela já participou de cursos e oficinas disponibilizadas pela Secretaria de Cidadania e relatou que tais atividades são muito importantes, tendo colaborado para a melhoria do trabalho que desenvolve com o marido ErsioCarteri, no Assentamento Segredo Farroupilha, onde residem. Um dos cursos realizados por Roselei foi o de panificação. Ela tomou gosto pela atividade e montou uma pequena padaria em casa onde produz pães, biscoitos e bolos, entre outros produtos, cuja comercialização contribui para a renda da família. O casal tem dois filhos: Eduarda, de 11 anos e Lucas, que cursa engenharia Mecânica em Passo Fundo.
     Em sua manifestação,a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Nádia Nunes Soares destacou que a ocasião era de confraternização e agradecimento às parcerias que dão certo. Ela acrescentou: “É através da Secretaria de Cidadania que as capacitações podem levar às mulheres, que são a maioria dos nossos usuários, a se empoderarem e fabricar com o que aprendem um aumento na renda familiar, ou mesmo utilizarem em casa o que aprendem, economizando, o que também é uma forma de contribuir para a renda familiar”.
    Nádia ainda salientou: “Nossa parceria com o Senar já acontece há muitos anos, entretanto foi neste ano que conseguimos levar o Senar exclusivamente para o interior, o quenos traz uma profunda gratificação”. A secretária também agradeceu a parceria com o Sindicato Rural.

Telefones Úteis