Prefeitura de Encruzilhada do Sul 

Prefeitura de Encruzilhada do Sul



Acesso Rápido

Notícias » Reunião do Programa Municipal de Controle ao Mormo e Anemia Infecciosa

20/01/2017

       Aconteceu na noite de terça-feira, 17 de janeiro, uma reunião sobre o Programa Municipal do Controle ao Mormo e Anemia Infecciosa em equinos, conduzida pelo líder do governo, Vereador Márcio Meirelles, com o objetivo de explanar a administração do Mormo no Município com os criadores de cavalos presentes. O Secretário de Agricultura Jorge André Barra Cardoso, disse que, desde a transição de governo já está inteirado sobre o Programa. Jorge André salientou que o Prefeito Artigas o convidou para assumir a pasta, ressaltou a importância de organizar a situação da coleta de sangue nos animais para evitar a doença. Na sua fala, o Secretário de Agricultura explicou que pelo convênio, a Veterinária Dra. Márcia Louzada, realiza a coleta de material nas segundas-feiras e as vezes nas sextas-feiras e, que apesar das dificuldades o Executivo irá fazer o possível para melhorar o andamento do programa. 
     Na segunda-feira, o Grupo de Cavaleiras de Trança e Espora em parceria com o NECC (Núcleo Encruzilhadense de Cavalo Crioulo), promoveram uma cavalgada para a coleta de sangue dos cavalos/éguas para analise. Juntamente com a Dra. Márcia, a Técnica em Agropecuária Nilda, também é responsável pela documentação e envio do material para os laboratórios de análise. Será organizado um cronograma de validade das análises dos exames, para que os criadores não percam o prazo, já que pagam uma taxa de R$ 80,00 para examinar o animal. 
     O Veterinário Dr. Amilcar Pereira explicou que é notável a diminuição do número de casos de mormo confirmados, mas por conta da mudança de comando no Ministério da Agricultura, estão demorando mais para saírem os resultados dos exames. Tem animais que tiveram o material coletado em junho e ainda não possuem o resultado. Com isso é de suma importância que o exame continue sendo feito. Salientou também que, principalmente os donos de Hotelaria, devem ter cuidado com animais vindos de Santa Cruz do Sul, porque é o local onde se encontra o foco da anemia infecciosa. No momento é mais perigosa que o próprio mormo. Já existem casos de anemia infecciosa nas cidades de Passo do Sobrado, General Câmara, Venâncio Aires e todos com a origem em Santa Cruz, que já soma seis casos.
    A Dra. Márcia solicitou aos criadores dos equinos, que não deixem para realizar o exame nos animais no mês de setembro, por ser próximo ao Desfile Farroupilha, colocando-se a disposição juntamente com a Técnica em Agropecuária Nilda, para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

Telefones Úteis