Notícias » Vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano 6, 11, 16 e 18)

25/01/2017

Por que se vacinar?

Para proteger-se contra as verrugas genitais, o câncer do pênis ou do ânus no caso do homem e o câncer do colo do útero na mulher.

Quem indica?

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Quem deve se vacinar com a vacina HPV?

Meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias - 2 doses, com intervalo de 6 meses entre as doses.

Em 2017: MENINOS de 12 a 13 anos - 2 doses, com intervalo de 6 meses entre as doses.

.Homens e mulheres de 9 a 26 anos 11 meses e 29 dias, vivendo com HIV/AIDS administrar 3 doses. Para a vacinação deste grupo, é necessário prescrição médica.

Meninas com 15 ou mais anos de idade que não tiverem 2 doses, completar esquema conforme situação encontrada, considerando o intervalo mínimo de seis meses entre as doses.

Quem não pode tomar?

Esta vacina é contraindicada durante a gestação.

A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI.

Onde se vacinar?

Posto do Centro – manhã e tarde

UBS Mariano da Rocha/Paraiso – manhã

UBS Alto Alegre – tarde

Efeitos adversos da vacina:

Dor leve, vermelhidão ou inchaço no local da picada, que podem ser diminuídos com a colocação de um pano umedecido com água fria, no local. Pode provocar dor de cabeça e febre, que pode ser controlada com um antitérmico. Algumas meninas relataram reações emocionais devido à ansiedade após tomar da vacina.

Não foram confirmadas por estudos científicos outras alterações relacionadas a esta vacina.

ASSESCOM