13 JAN 2022
#estiagem
Entidades estiveram reunidas para tratar da estiagem no município
Nesta quarta-feira (12) aconteceu mais uma reunião para avaliar os danos da estiagem em nosso município. Estiveram presentes no Sindicato Rural, as entidades representativas, Sindicatos, Cooperativas, EMATER, escritórios de planejamento agrícola, entidades bancárias, representantes do MPA, entidades ligadas ao setor primário.
O objetivo da reunião foi realizar a coleta dos dados para alimentar o relatório enviado a defesa civil, para que esta possa dimensionar as perdas em cada setor, na agricultura e na pecuária e demais setores primários, impactados pela estiagem.
Segundo o Secretário Marco Antonio Moraes dos Santos, “a cada dia aumentam as demandas de pedido de abertura de fontes de água para o consumo das famílias, a limpeza e abertura de bebedouros para os animais, pois a escassez é muito grande”.
Algumas regiões do município já foram mais afetadas na agricultura com prejuízos maiores, e outras ainda se mantêm produtivas, como algumas lavouras de soja. Na pecuária a situação é mais critica, pois os campos nativos estão secando e as pastagens de verão não desenvolveram ocasionando uma grande perda de peso nos animais.