17 FEV 2023
REPRESENTAÇÃO DOS PREFEITOS ENTREGA DOCUMENTO AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE COM AS DEMANDAS PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM
Na tarde de ontem, logo após chegar de Brasília (DF), o prefeito Benito Fonseca Paschoal representando a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP), participou da reunião com o governador Eduardo Leite juntamente com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), no salão Alberto Pasqualini.
Na pauta os efeitos da decretação de situação de emergência por 307 municípios gaúchos, dentre eles Encruzilhada do Sul, que além de comprometer o consumo humano tem altíssimo impacto financeiro com os prejuízos principalmente no setor agropecuário.
O documento busca parceria com o governo para destravar projetos relacionados a reservas de água e subsídios para o seguro agrícola via contratos com o Banrisul.
Na pauta também em outro momento pedem a agilidade e modernização a formalização dos convênios dentro do Programa Avançar. Sendo que o reconhecimento dos prefeitos, e não diferente de nossa cidade, na destinação de investimentos do Governo do Estado a estes. Destacou ainda a necessidade de uma atenção maior a questão da regularização fundiária e da habitação.
De acordo o Prefeito Benito Paschoal o município está na posição 46 dentro do Programa Avançar Habitação e deverá ser contemplado com 50 casas ainda no primeiro lote de liberação pela Secretaria de Habitação do RS, conforme confirmou o secretário Fabrício Peruchin durante a 11ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva na semana que antecedeu a viagem do prefeito ao Distrito Federal, que contou ainda com a presença do governador Eduardo Leite.
INDEFINIÇÃO DA COMPENSAÇÃO
O prefeito Benito Paschoal e os demais representantes que participaram da reunião ouviram do governador Eduardo Leite que tem liderado juntamente com outros governadores o diálogo com o governo federal para a compensação do ICMS sobre os valores que deixaram de entrar nos cofres e atingiram o planejamento de investimento dos municípios, embora haja um entendimento da necessidade de compensação, segundo Leite, ainda não há uma definição de como isto deva acontecer.
O prefeito Benito destacou que mais do que nunca será importante fortalecer colunas junto a Marcha dos Prefeitos em Brasília (DF) no próximo mês para resolutividade desta pauta.