29 MAR 2023
BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE NOME EM HOMENAGEM A DIONE TEIXEIRA BORGES MOREIRA
BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE NOME EM HOMENAGEM A DIONE TEIXEIRA BORGES MOREIRA
O Executivo Municipal, por meio da SMECD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto), via Departamento de Cultura, encaminhou à Câmara de Vereadores e obteve aprovação da Lei que altera o nome da Biblioteca Municipal para Dione Teixeira Borges Moreira, em reconhecimento público a uma grande personalidade encruzilhadense. Dione Teixeira Borges Moreira nasceu em 30.09.1926 na cidade de Encruzilhada do Sul. Formou-se em Direito pela UFRGS e em Filosofia pela PUC-RS, demonstrando um conhecimento vasto e carisma exuberante. Além disso, ela foi Secretária Municipal de Cultura e autora de três livros intitulados "Memórias Encruzilhadenses", nos quais conta a história de Ozy Teixeira, Humberto Fossa e Gastão Gonçalves Lopes. Dione também foi a Rainha do Centenário de Encruzilhada do Sul em 1949, além de ter exercido o magistério nas escolas Gomercinda Dorneles da Fontoura e Carlos Correa da Silveira (Ginásio, da qual foi uma participante ativa de sua criação pelo Governo do RS).
Ela foi incansável na luta pelos direitos sociais e prestou relevantes serviços à cultura, educação, história e política de Encruzilhada do Sul. Com essa homenagem, a Biblioteca Municipal se torna um lugar que representa não apenas a cultura e o conhecimento, mas também uma figura de referência que inspira e motiva a todos.